Quarta-feira, 18 de junho de 2014
Visualizada: 677 vezes
Ouvir matéria
Da Assessoria
O Projeto Paraná Saudável, desenvolvido pelo Governo do Estado, entregou na manhã de quarta-feira (18), balanças as escolas aos Centros Infantis chateaubriandenses. A entrega aconteceu na Casa da Cultura, em Assis Chateaubriand, pela manhã e contou com a presença do prefeito municipal Marcel Micheletto, do presidente da câmara, Aguinaldo Romanini, dos vereadores José Kulkamp, Madalena Rech, Vera Pestana, Joaquim Cardoso, Renata Sala e César Lulu, além dos secretários municipais de Saúde, Marcos Linartevis, de Educação, Marineide Azevedo Dioto, de Esportes, Celso Pommerining, das nutricionistas Janaína Yara Lopes e Kelly Roberta Pereira Outa dos diretores municipais das escolas e ainda do chefe regional de Secretária de Esporte e Turismo, Jorge Morgenstern.
Na oportunidade, o município de Assis Chateaubriand foi contemplado com 18 balanças, sendo 14 para as escolas e quatro para os CMEIS. “O Programa Paraná saudável já existe há dois anos, onde foram escolhidas certas cidades, certos colégios, para fazer um banco de dados, um mapeamento e assim faremos um melhor diagnóstico da situação. Nessa segunda parte, estamos entregando as balanças, na nossa regional, apenas Assis e Tupãssi, estão recebendo balanças para todas as escolas. Agora, faremos a capacitação dos professores e diretores e aí na sequência faremos a coleta de dados das crianças e aí sim conseguiremos saber com mais exatidão o porque da obesidade infantil”, enfatizou o chefe regional de Secretária de Esporte e Turismo, Jorge Morgenstern.
Para o secretário de Esportes, Celso Pommerining,o Programa do Governo Estadual, funcionará dentro das escolas, para a coleta de dados, peso e altura. “No dia 15 de julho nós teremos a capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos, onde daremos subsídios para os profissionais das escolas estarem trabalhando nas escolas. Após a capacitação, cada escola fará a coleta do peso e da altura dos alunos que será encaminhando a um banco de dados e assim possamos fazer um detalhamento mais eficaz da obesidade infantil”. Ainda segundo Celso, os computadores e celulares, tem ‘roubado’ o tempo das crianças. “Queremos a promoção de mais atividades físicas, esporte, para que nossas crianças estejam cada dia mais envolvidos e de fato se exercitando”.
Merenda escolar de qualidade
“A balança é mais um instrumento, ela vem a favorecer a conscientização das nossas famílias para que façam dessa alimentação que essas crianças ingerem um meio de saúde, ela vem a monitorar se essas crianças estão com sobrepeso ou não. Essa balança vai contribuir com a manutenção do índice corporal dessas crianças. A merenda escolar de nossas crianças é de ótima qualidade, à base de verduras, carnes magras, peixes, através da compra direta do produtor”, afirmou a secretária Marineide Azevedo Dioto. Para a nutricionista Janaína Yara Lopes, as escolas de Assis já estão desenvolvendo um trabalho nutricional e com essas balanças o trabalho ficará muito mais efetivo. “Com esse programa, cada escola terá sua balança e assim teremos então um instrumento para cada escola, complementando assim o trabalho que já é realizado”, afirmou.
Prevenir é melhor que remediar
Para o secretário de Saúde, Marcos Linartevis, a prevenção é o melhor remédio. “Diagnóstico e prevenção, essas são as palavras chaves. Essa ferramenta entregue as escolas é de suma importância, porque quando falamos de criança, falamos de futuro e fazer um trabalho com as crianças é pensar nesse futuro”. Ainda segundo Marcos, a obesidade infantil, vem sendo um assunto amplamente discutido, afinal, as crianças de hoje são bem diferente de 20 a 30 anos. “Hoje computadores, televisão, enfim, te tomado bem mais proporção dentro dos lares do que a bola, as atividades físicas e é isso que queremos resgatar”.
Para o prefeito Marcel Micheletto, que prestigiou a entrega das balanças, essa conquista é mais um importante passo dado em parceria com o governo do Estado. “Assis Chateaubriand foi um dos municípios contemplados e assim teremos todos esses dados para verificar se temos crianças obesas ou fora dos padrões de saúde, para que assim nós possamos reeducar a alimentação, juntamente com os pais. É um projeto inovador que tem tudo para ser referência nacional”, afirmou.
Prefeito Marcel Micheletto recebe recursos para renovação de frota de maquinários
Micheletto recebe representantes do IAT para tratar do Aterro Sanitário de Assis Chateaubriand
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.