Quinta-feira, 17 de setembro de 2015
Visualizada: 564 vezes
Ouvir matéria
A crise enfrentada pelas administrações públicas não deixou de fora as prefeituras associadas à Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná). Na manhã desta quinta-feira (17), em Cascavel, prefeitos e prefeitas associados participaram de assembleia geral extraordinária que decidiu pela adoção de uma série de medidas para conter a crise e mostrar o descontentamento dos entes públicos quanto à queda nos repasses dos quais os municípios têm direito. A reunião reuniu 33 chefes do Executivo da região de abrangência da entidade municipalista oestina.
Ao mesmo tempo, a Amop está incentivando os municípios associados a promover manifestações junto às suas respectivas populações para que as pessoas tenham conhecimento da realidade de penúria por eles enfrentada. “As prefeituras estão arcando com mais de 30% da arrecadação com despesas de saúde, ao passo que a obrigação constitucional é de 15%. Na educação não é diferente, Os municípios comprometem 30% de sua receita com esse setor, 5% a mais do que o dever imposto pela legislação”, destaca o prefeito de Santa Tereza do Oeste e presidente da Amop, Amarildo Rigolin.
Os gestores defendem também a revisão imediata do Pacto Federativo. O atual é um modelo perverso para os municípios, que ficam com apenas 17% do bolo arrecadado por impostos. O Estado fica com 23% do total e a União com 60%.
Apenas no primeiro repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de setembro, a queda de receita das prefeituras foi de 38%, na comparação com igual período de 2014. A perda acumulada em 2015 é de 3,92%, em termos reais. A crise do País agrava esse quadro, já que o FPM (composto basicamente pelo IPI-Imposto sobre Produtos Industrializados e o Imposto de Renda) é a principal fonte de receita de aproximadamente 70% dos municípios do Paraná.
Assis Chateaubriand
Em Assis Chateaubriand o prefeito e presidente da AMP, Marcel Micheletto, reunirá na segunda-feira (21) a imprensa às 7h30 e na sequência faz um ato público com todos os servidores do Paço Municipal e das secretarias. Durante todo o dia, apenas os serviços de saúde não serão suspensos, os demais, Paço Municipal, aulas e atendimentos nos setores públicos municipais estarão suspensos.
Prefeito Marcel Micheletto recebe recursos para renovação de frota de maquinários
Micheletto recebe representantes do IAT para tratar do Aterro Sanitário de Assis Chateaubriand
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.