Terça-feira, 14 de janeiro de 2020
Visualizada: 1229 vezes
Ouvir matéria
Com calor e chuvas constantes, é preciso que a população redobre os cuidados nesta época do ano
A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand mantém sua vigilância sobre a dengue no município. Nesse sentido, na última semana, foi realizado o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano de 2020 e o resultado mantém a cidade num status de médio risco para epidemia, conforme classificação do Ministério da Saúde – o que reforça a necessidade de um trabalho contínuo de prevenção, com a colaboração de todos na eliminação de objetos que possam ser potenciais criadouros do mosquito transmissor.
Finalizado entre os dias 6 e 10 de janeiro, o relatório apontou índice de 3,7%, que não chega a ser alarmante, mas está acima do recomendado que é abaixo de 1%. No último LIRAa de 2019, realizado em outubro, o índice foi de 2,1%.
Os bairros onde a situação exige maior precaução e participação da comunidade na eliminação de criadouros são eles: Jardim Araçá, Jardim Paraná e Plano Piloto (Centro). Nessas regiões da cidade, o índice de infestação do Aedes varia de 10% a 11,6%. Isso significa que, a cada 10 imóveis vistoriados, em pelo menos um foram encontradas larvas do mosquito.
Durante o levantamento feito pelos agentes de endemias do Município em 1.149 imóveis, 6 moradores foram multados e outros 42 foram notificados, ficando passíveis de também receberem o auto de infração, caso novamente sejam encontrados focos do mosquito em seus quintais no período de um ano. A multa mínima é de R$ 290.
“O trabalho preventivo das equipes de Saúde é contínuo e precisamos da participação da população no combate à dengue, principalmente nesta época do ano, onde as chuvas são constantes e o calor é intenso. Nessas condições, qualquer ambiente exposto com recipientes que acumulam água forma o cenário ideal para proliferação do mosquito”, diz o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo.
“Com a dengue não se pode brincar. Hoje, a situação ainda está controlada, mas os cuidados precisam ser mantidos e redobrados. É essencial que os moradores mantenham a vigilância sobre seus quintais, deixando-os limpos”, reforça o secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon.
Prefeito Marcel Micheletto recebe recursos para renovação de frota de maquinários
Micheletto recebe representantes do IAT para tratar do Aterro Sanitário de Assis Chateaubriand
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.