Segunda-feira, 13 de julho de 2020
Visualizada: 2287 vezes
Ouvir matéria
Preocupado com os prejuízos à economia e sensível às dificuldades enfrentadas por empresários e funcionários do comércio, diante das restrições comerciais impostas pelo Decreto Estadual nº. 4.942/2020, o prefeito de Assis Chateaubriand, João Pegoraro, solicitou uma reunião com o Ministério Público para que uma decisão em consonância fosse tomada para reabertura das atividades interrompidas desde o início deste mês de julho – medida do Governo do Estado para frear a disseminação do novo coronavírus (Covid-19).
No encontro realizado na tarde desta segunda-feira (13), no Gabinete do prefeito, ficou definido que o Município seguirá o período de vigência do decreto estadual e, desta forma, as lojas poderão reabrir nesta quarta-feira (15). Da reunião com o promotor de Justiça, Sérgio Segurado Braz Filho, participaram a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ducinéia Monteiro, o procurador jurídico do Município, Raphael Martins, e o assessor jurídico, Mário Coleto. Na sequência, o entendimento foi levado ao conhecimento do presidente da Câmara Municipal, Odilo Denig, e do presidente da Associação Comercial (ACIAC), Ogenilson Gonçalves.
“Estamos muito preocupados com toda a situação da saúde pública e, por outro lado, o comércio não pode pagar o preço dessa conta. Por isso, solicitamos essa discussão para que uma decisão fosse tomada em consenso com o Ministério Público, para que as atividades sejam retomadas nesta semana, pois os prejuízos estão sendo enormes”, comentou o prefeito, João Pegoraro.
Ele enfatiza ainda que a intenção era manter as lojas em funcionamento, conforme os planos de exigências sanitárias e de contingência, anexados ao decreto municipal, e que vinham sendo seguidos pelos comerciantes.
“A nossa decisão era não fechar, pois entendemos que estamos conseguindo obter resultado satisfatório e controlando a situação da Covid em Assis Chateaubriand, graças ao grande investimento emergencial que fizemos na área da saúde para enfrentamento dessa pandemia. No entanto, fomos obrigados a seguir as determinações do Estado, assim como outros 133 municípios”, disse Pegoraro.
Após a reunião, o presidente da ACIAC agradeceu ao prefeito pela sensibilidade e pelos esforços na busca por garantir a retomada das atividades comerciais no município. “Saímos aliviados e tenho certeza que nós comerciantes estaremos fazendo a nossa parte e cumpriremos todas as normas”, disse Ogenilson Gonçalves.
A Prefeitura informa que um novo decreto municipal será publicado nesta semana, com medidas locais a serem seguidas pelos estabelecimentos e com a manutenção da obrigatoriedade do uso da máscara.
Prefeito Marcel Micheletto recebe recursos para renovação de frota de maquinários
Micheletto recebe representantes do IAT para tratar do Aterro Sanitário de Assis Chateaubriand
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.