Terça-feira, 27 de setembro de 2022
Visualizada: 219 vezes
Ouvir matéria
Assistência Social de Assis Chateaubriand orienta como solicitar carteira do autista
A Secretaria de Assistência Social e da Mulher por meio do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS informa como solicitar a carteira do Autista – CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista).
A CIPTEA, ou seja, a carteirinha do Autista é um instrumento que visa garantir a atenção integral à pessoa com Transtorno do Espectro Autista, como o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, no caso dos particulares, isso inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. Em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão, ou seja, esse documento facilita o acesso a direitos básicos e essenciais.
A solicitação da Carteira é feita pelos órgãos estaduais, distritais e municipais. Aqui no município de Assis Chateaubriand, a solicitação é feita através do CRAS. Para solicitar, a pessoa ou responsável deve comparecer ao CRAS e apresentar os seguintes documentos:
1. Documento RG, CPF do Autista
2. Documento RG, CPF do Responsável
3. Fotografia do Autista digitalizada. A fotografia deve ser o mais recente possível. Serão aceitas apenas fotos nas proporções usadas para documentos e com boa resolução para impressão.
4. Laudo Médico digitalizado. O Laudo deve conter os dados do paciente, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID) e assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável.
5. Exame de Tipo Sanguíneo digitalizado.
Quem pode solicitar: Qualquer pessoa.
VALIDADE: Cinco anos. O número de identificação será único, mesmo que renovada. Território nacional.
Valor: A emissão da carteirinha é gratuita.
Prazo: A análise é feita em até 30 dias úteis.
O que diz a lei: A emissão da Carteira do Autista pelo Governo do Paraná atende à lei federal nº 13.977/2020, publicada em 9 de janeiro no Diário Oficial da União.
“A Carteirinha de Identificação do Autista garante o respeito a essa condição própria da pessoa com TEA, além de garantir a prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, diminui a burocracia e facilita o acesso às instituições públicas no Estado, evitando constrangimentos e demora no atendimento em estabelecimentos”, afirmou a Secretária de Assistência Social e da Mulher Izabel Claro.
Prefeito Marcel Micheletto recebe recursos para renovação de frota de maquinários
Micheletto recebe representantes do IAT para tratar do Aterro Sanitário de Assis Chateaubriand
Município de Assis Chateaubriand convoca candidatos para PSS
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.