ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Segunda-feira, 08 de abril de 2013

Visualizada 248 vezes


Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Curso de formação para professores tem aula inaugural

Assis Chateaubriand – Foi realizada na noite da última quinta-feira (04), pela Secretaria Municipal de Educação do Município de Assis Chateaubriand, a solenidade de abertura da aula inaugural do curso de formação de professores alfabetizadores.

O lançamento do Pacto ocorrido nas dependências da Escola Municipal Professor José Paschoal de Paula contou as presenças do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Aguinaldo Romanini, da secretária municipal de Educação, Marineide Azevedo Dioto, entre outros educadores.

Segundo Marineide, a alfabetização exige um método, uma técnica, portanto a partir do momento em que as crianças venham conhecer o que é a leitura ela passa a ser letrada. A partir daí vem a interpretação e produções. “Esse é um mundo maravilhoso de quem é alfabetizado é ter a capacidade de pensar e escrever esse pensamento e comunicar esse mesmo pensamento a outras pessoas”, afirmou.

A aula faz parte do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”, que é um compromisso formal assumido em conjunto pelos governos Federal, Estadual e Municipal com o objetivo de alfabetizar crianças até os oito anos de idade, ao final do clico do 3º ano do Ensino Fundamental. 

Das ações constam matérias e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC, que contribuam para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. 

Conforme as coordenadoras Adriana Miranda Teles e Fátima Aparecida Sobral, são quatro eixos de atuação: formação continuada para professores alfabetizadores, com curso presencial de dois anos, ministrados pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, conduzido por orientadores de estudos e com carga horária de 120 horas anuais. “Os materiais de apoio constam de cadernos de apoio, livros didáticos, manuais, jogos pedagógicos”, salientam as coordenadoras.

Em 2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática. Em cada ano, a duração total será de 120 horas. Serão realizados encontros quinzenais de quatro horas cada um, ao longo do ano letivo. Serão ofertados três cursos em turmas distintas: um curso para professores 1º ano, um para os docentes no 2ª ano, um para os professores do 3ª ano.

A ação prevê a formação continuada para 58 professores alfabetizadores, bem como o material didático e pagamento de bolsas para os mesmos. Hoje, terça-feira os professores estarão reunidos para mais uma etapa desta formação.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //