ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saúde

Saúde de Assis adere a Campanha de Uso Racional de Medicamentos

Quarta-feira, 19 de junho de 2013

Visualizada 267 vezes


Assis Chateaubriand – A Secretaria Municipal de Saúde do município de Assis Chateaubriand aderiu ao Projeto Prevenção e Saúde da 20ª Regional de Saúde que tem por objetivo proporcionar à população informações e serviços de prevenção visando a promoção a saúde e melhoria da qualidade de vida.

Durante todo este mês de junho, o projeto prevê uma ampla campanha cujo tema será o uso racionar de medicamentos que terá como objetivo orientar a população dobre os malefícios do uso irracional dos medicamentos e a forma correta de descarte de medicamentos vencidos.

A busca intermitente que as pessoas têm por uma cura de suas dores as leva cada vez mais a utilizarem medicamentos de forma desregrada e sem prescrição médica. O ato de se automedicar é algo advindo de vários fatores, incluindo os costumes de seu grupo familiar, o fácil acesso aos medicamentos das farmácias e a vontade de livrar-se rapidamente de seu incômodo.

Alguns dos malefícios que tal uso irracional pode causar ao paciente são: custos desnecessários ao paciente, tempo prolongado da cura, não atingir o efeito desejado e na pior das hipóteses pode até prejudicar o paciente e levá-lo a uma intoxicação.

O uso indevido de remédios e considerado um problema de saúde pública não só no Brasil, mas mundialmente. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos á saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

Em Assis Chateaubriand o evento acontecerá no próximo dia 26 na Avenida Tupãssi, onde na oportunidade além da orientação os profissionais da saúde estarão desenvolvendo outras atividades como a coleta de medicamentos vencidos, exames de diabetes, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, informações sobre doação de sangue, a prevenção de DSTs/HIV/Aids, distribuição de preservativos e folders.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //