Educação

Professores de Artes participam de capacitação

Quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Última Modificação: // | Visualizada 610 vezes


Ouvir matéria

Assis Chateaubriand - Quando pensamos em ensinar artes vem muitas dúvidas sobre o conteúdo e a forma correta de ensinar e pensando nisso e para melhorar as aulas de artes do município a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, desenvolveu a capacitação de artes para os professores da rede municipal de ensino.

Oportunamente a professora Eliane Maria Alves trabalhou teoria e prática e dentro da prática ensinou os professores a trabalhar também a musica que  é exigido nas escolas e muitos não trabalham por falta de conhecimento de timbre, intensidade e entre outros.

“Para nós a arte não basta, porém que ela esteja inserida nos currículos escolares. É necessário saber como é concebida e ensinada e se como expressa no contexto.  É necessário, também, estarmos conscientes de seu significado para o indivíduo e a coletividade e sabermos se os alunos possuem as condições adequadas para a fruição e prática da expressão artística, sem as amarras de um conceito de Arte tradicionalista e conservador, fundamentado em parâmetros descontextualizados da realidade dos alunos”, salienta a facilitadora Eliane.

“É sabido que, dentre as áreas de conhecimento que contribuem para incitar o pensamento, a arte ocupa um lugar de destaque. Nela, o estudo-ação está sempre presente, pela própria obrigatoriedade daespeculação constante, pois tanto o artista quanto o estudioso ou o fruídor lançam mão do pensamento para executar ou analisar a obra de arte”, destacou a secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto.


Fazer arte é descobrir e descobrir-se, pois, juntamente com os sons, as imagens, os gestos e os movimentos, coexistem a emoção que está sempre presente nesses sons, nessas imagens, nesses gestos e nesses movimentos.
Ensinar Arte , portanto é possibilitar experiências e vivências significativas em apreciação, reflexão e elaboração artística. E contribui muito na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //