ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CRAS

CRAS: Proteção social básica para famílias em situação de vulnerabilidade social

Quarta-feira, 04 de setembro de 2013

Visualizada 1211 vezes


Assis Chateaubriand - O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS -, de Assis Chateaubriand é um equipamento público que compõe o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ele é responsável pela execução de programas, projetos e serviços da proteção social básica daquele sistema.

Para cumprir essa tarefa, o CRAS desenvolve as seguintes ações:

Acolhida e escuta qualificada: Consiste no atendimento feito pela equipe de referência nas dependências do CRAS. Conforme organização interna, os atendimentos individualizados concentram-se no período matutino, das 8h às 12h.

Atendimento Cad-Único: Consiste no atendimento feito pelos operadores do Cadastro Único, concernente a inclusão, atualização e orientações referentes a benefícios assistenciais e sociais. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Encaminhamentos para outros setores e políticas públicas: Trata-se de encaminhamento por escrito das pessoas em atendimento pelo CRAS, quando verificado que a demanda de outros setores ou políticas públicas. É realizado pela equipe de referência durante o atendimento individualizado.

Visita domiciliar: A critério da equipe de referência, buscando conhecimento no local das situações atendidas.

PAIF Descentralizado: Reuniões com famílias sobre assuntos previamente estabelecidos em planejamento, visando acompanhamento continuado.

Orientação, Apoio e Acompanhamento Temporário: Trata-se de acompanhamento por intermédio de visitas domiciliares, atendimentos individuais e com o núcleo familiar e inclusão em grupos.

Embalando o Berço: Grupo de orientação a gestantes em situação de vulnerabilidade social, com encontros quinzenais.

Nós e Nossos Filhos: Grupo de orientação a pais com filhos com idade de até 6 anos em situação de vulnerabilidade social, com encontros mensais.

Unindo Forças: Grupo de orientação a pais com filhos com idade entre 7 e 18 anos em situação de vulnerabilidade social, com encontros mensais.

Inclusão Produtiva: Cursos profissionalizantes e outras atividades visando a geração de renda e emprego.

Atendimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC)

Atendimento do Passe-Livre intermunicipal para pessoas com deficiência

Reunião com famílias incluídas ou em descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família.

O público alvo são famílias em situação de vulnerabilidade social, como as que recebem benefícios de transferência de renda, benefícios eventuais, fragilidade do vínculo familiar e comunitário, além de outras questões sociais que interferem na participação do indivíduo enquanto cidadão com direitos e deveres garantidos constitucionalmente.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //