ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Assistência Social desenvolve campanha de combate a violência contra idosos

Terça-feira, 19 de novembro de 2013

Visualizada 1473 vezes

Ação que percorre todas as regiões do município vem abordando a violência física e psíquica vivida por idosos em muitas famílias


Assis Chateaubriand – Está tendo sequencia esta semana em Assis Chateaubriand a 3ª Campanha Municipal do Idoso, que tem por objetivo combater a violência contra idosos e fortalecer o vínculo das famílias com a pessoa idosa. A mesma é desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social, em conjunto com o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Com o tema “A importância da convivência familiar com o idoso: o resgate necessário”, a ação consiste em uma apresentação teatral, que tem como atores membros da terceira idade e aborda as dificuldades de encontrar, entre os próprios filhos, disposição para oferecer os cuidados necessários aos pais na velhice. Durante a peça, a violência física e psíquica com a pessoa idosa vem sendo abordada. Os participantes também assistem a um vídeo que mostra essa realidade de abandono e violência contra vovôs e vovós vivida na sociedade.

“A Constituição Federal, no seu Artigo 229, deixa claro a responsabilidade dos pais cuidarem dos filhos até os 18 anos e depois é o inverso. Por isso, o teatro chama atenção porque, dos cinco filhos, nenhum teve condições de estar cuidando da mãe”, destacou a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria Aparecida Tamparovisk.

Os casos de omissão e violência contra idosos são atendidos pelo CREAS. Segundo o coordenador do Centro, a quantidade de casos registrados vem apresentando uma crescente em Assis Chateaubriand. “Nosso papel é agir no enfrentamento a estas cenas cotidianas”, disse Roberto Cosme dos Santos. “Quando nos deparamos com um caso desta natureza, nós averiguamos, fazemos uma sondagem e todo um levantamento, acompanhado pela psicóloga e por uma assistente social. A partir daí, são feitas visitações com intuito de mostrar para a família que é preciso que ela acompanhe e cuide do seu idoso”, explicou o coordenador.

Aberta no último dia 11, no Centro de Convivência do Idoso Alder Rovére, a campanha vem percorrendo diversas comunidades de Assis. A atividade de conscientização também já foi realizada no Clube do Vovô do Jardim Progresso, patrimônio Nice e comunidade São Cosme e Damião, nos dias 12, 13 e 14, respectivamente. Ontem (18), a ação foi levada até o patrimônio Silveirópolis.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama, Franciane Martins Micheletto, o trabalho descentralizado tem por objetivo chamar a atenção do maior número de famílias possível. Ela fez uma avaliação positiva da campanha. “As pessoas estão se envolvendo. Queremos a participação de vários membros da família para que haja esse fortalecimento do vínculo familiar a qual nós estamos buscando com a realização da campanha. O idoso não deixa de fazer parte da família, então temos que tratá-los com respeito e carinho”, complementou Franciane.

Nesta terça-feira (18), a ação estará acontecendo no salão comunitário do patrimônio Silveirópolis, a partir das 19h30. Já na terça-feira (19), o trabalho será feito no distrito de Encantado do Oeste, na quarta-feira (20) em Bragantina. Após pausa para Expo Assis, a campanha terá continuidade no dia 26 no patrimônio Engenheiro Azaury e no dia 27 em Terra Nova do Piquiri.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //