ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Saúde de Assis realiza capacitação em HIV/AIDS e Transmissão Vertical

Segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Visualizada 328 vezes


Assis Chateaubriand – A secretaria Municipal de Saúde do Município de Assis Chateaubriand realizou na tarde da última quarta-feira (18), uma capacitação em HIV/AIDS e Transmissão Vertical.

O evento organizado pela equipe da Vigilância Epidemiológica foi realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial – ACIAC -, reuniram enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, bioquímicos, médicos, psicólogos, assistentes social, auxiliar de serviços gerais, motoristas, equipe de setor administrativo, dentistas, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Conselho Tutelar, CREAS, Secretaria de Educação, Hospitais, Laboratórios, Clínicas. Ao todo 83 profissionais participaram do evento.

De acordo com os organizadores, o evento teve como objetivo sensibilizar e transmitir conhecimento acerca do tema, ou seja, fornecer condições para que toda a equipe multiprofissional respondam efetivamente às necessidades das pessoas que buscam o serviço de saúde em relação ao HIV, Aids e Transmissão Vertical, favoreça uma reflexão crítica em relação à postura e contexto dos profissionais em sintonia com as diretrizes técnicas preconizadas pelo Ministério da Saúde.

O palestrante da tarde foi Alexandre Motta,  médico da Vigilância Epidemiológica. Na oportunidade abordou na palestra os seguintes temas: Historico,formas de transmissão,fatores de risco, diagnóstico, teste rápido, manifestações clínicas, transmissão vertical, manejo do recém-nascido de mãe HIV, prevenção e atualidades.

Posteriormente foi projetado vídeo: “A historia do Fabrício” e em sequencia apresentado trabalhos realizados pelos alunos do Concurso de Desenho e Poesias promovido pela CISCOPAR

O evento é uma das ações em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de Dezembro), para qual são direcionados os esforços de reflexão e ações em favor da solidariedade, dignidade e do respeito aos infectados e doentes com Aids, do estímulo a adoção de formas mais humanas de acompanhamento, tratamento e práticas de sexo seguro.

Esse ano com o Slogan “Para Viver Melhor, é Preciso Saber”, incentiva o diagnóstico rápido como primeiro passo para tratamento e prevenção. A campanha tem o desafio de desmistificar o teste da Aids e incluí-lo na rotina do atendimento de todas as pessoas que tem vida sexual ativa.

Atualmente a secretaria de Saúde acompanha  28 portadores de HIV/AIDS. Desses 16 fazem uso de antiretrovirais (medicamento para AIDS), totalizando 57,1%.

 

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //