ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Assis Chateaubriand

Rede de proteção à criança e ao adolescente realiza palestra educativa

Sexta-feira, 28 de março de 2014

Visualizada 421 vezes


Da Assessoria

 

A rede de proteção à criança e ao adolescente, formada pela secretaria de Assistência Social de Assis Chateaubriand, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Conselho Tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), entre outros, vem realizando ações que visam o combate ao abuso e exploração sexual infantil em Assis Chateaubriand.

Dentre as ações planejadas e realizadas, na segunda-feira (24) foi proferida uma palestra

informativa aos alunos do curso de formação docente no Colégio Estadual Chateaubriandense. A palestra, “Proteja nossas crianças do abuso sexual: Quem não denuncia, também violenta”, foi proferida pela psicóloga do CREAS, Silvana Pedro Pinto, que destacou os vários tipos de violências sofridas por crianças e adolescentes, tais como: a violência  física, psicológica e sexual o abuso e a exploração sexual.

Os formandos receberam informações de como identificar se a criança está sofrendo abuso através dos sinais indicativos, como constituir-se como figura de confiança da criança, criando contexto favorável ao relato da vítima, como proceder a denúncia e a quem recorrer. Na oportunidade foram ainda orientados em como se tornar agente de proteção e prevenir possíveis situações de abuso..

O coordenador do CREAS, Roberto Cosme dos Santos, apresentou relatos de casos verídicos de famílias que apresentavam no seu cerne a violência velada e a necessidade de se quebrar o silêncio, pois em caso da suspeita ou confirmação da violência contra criança deverá se efetivar a denúncia no disque 100, disque nacional ou através do conselho tutelar do município.

Estiverem presentes no evento ainda Janaína Aparecida Franzolin Helfenstein, diretora da Secretária de Assistência Social, Charles Peters, Conselheiro Tutelar e Ederson dos Santos Izeli, assistente social do CRAS.

A secretária de assistência social Franciane Sonni Micheletto afirmou  que “ essa é mais uma ação da rede de proteção à infância. Um alerta aos futuros educadores que  vão assumir a responsabilidade  de formação dos pequenos e que devem nessa jornada contribuir para o pleno desenvolvimento de cada um destes”.

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //