?Dia D? de vacinao contra Gripe acontece nesse sbado

Quinta-feira, 24 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 444 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Acontece no próximo sábado (26), o “Dia D” de vacinação contra a Influenza A. A mobilização ocorrerá até o dia 9 de maio. Neste ano, o Ministério da Saúde adotou uma novidade para ampliar a população beneficiada: também serão vacinadas crianças com até cinco anos incompletos no estado. Antes, somente crianças com idade entre seis meses e dois anos recebiam a vacina. O grupo prioritário inclui ainda gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas e profissionais da saúde.

Em Assis Chateaubriand, a Secretaria Municipal de Saúde, pretende vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde e puérperas.

Os grupos prioritários são escolhidos levando em conta as pessoas com mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe.

 

Vacina

A vacina protege contra três tipos de vírus influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e influenza B, pelo período de um ano.

O Ministério da Saúde alerta que a injeção é segura, atua na prevenção e reduz complicações que podem se transformar em casos graves. Moradores do Sul do país, onde as temperaturas são mais baixas, devem se vacinar antes da chegada do frio.

 

Contra indicações

A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia a doses anteriores, alergia grave ao ovo de galinha e seus derivados. A vacina pode manifestar ainda dor no local da injeção, eritema, febre, mal estar e mialgia.

 

Documentos

Para se vacinar é preciso levar a carteira de vacinação, documento de identidade e carteira de gestante. Já as puérperas, mulheres que tiveram crianças nos últimos 45 dias precisam levar o cartão da gestante ou a certidão de nascimento da criança.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //