ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Assis Chateaubriand

Profissionais da Secretaria de Saúde participam da inauguração do primeiro Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná

Sexta-feira, 25 de abril de 2014

Visualizada 344 vezes


Da Assessoria

 

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde Ana Rosa Salvalágio (Assistente Social) e Francielly Batista Fernandes (enfermeira) participam no último dia 16, em Gurapuava, da inauguração do Serviço Integrado de Saúde Mental (SIMPR), que tem como objetivo implantar centros de atendimento é organizar, em todo o Estado, os serviços públicos de saúde para promover o cuidado integral às pessoas com transtornos mentais ou necessidades decorrentes do uso de drogas. Foi ressaltado ainda durante o encontro que a medida atende não apenas os dependentes químicos, mas também pessoas que têm este problema dentro da sua família e no seu círculo de vizinhos. “Essas pessoas sabem da dificuldade de recuperar pacientes usuários de substâncias psicoativas. Com a rede, o Estado adota um modelo de atendimento inédito no Brasil, focado na associação entre o tratamento ambulatorial e o tratamento assistido 24 horas. Para isso, serão criados os Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR) no Paraná.
A coordenadora de saúde mental da secretaria estadual, Larissa Yamaguchi, explicou que o propósito da rede é articular diversos pontos de atenção, como unidades de saúde, serviços ambulatoriais e hospitais, para oferecer tratamento especializado e de qualidade aos pacientes. “A medida está em consonância com as diretrizes da reforma psiquiátrica, que prioriza o atendimento em saúde mental nos serviços integrados de saúde mental”, disse Larissa, destacando também a importância do atendimento regionalizado. "Muitos municípios não poderiam implantar o atendimento e o formato regional vai possibilitar uma ação de 24 horas para toda a região", afirmou.

A abertura, contou ainda com a presença do governador do Paraná, Beto Richa e da Secretária de Saúde Mental do Estado, Larissa Sayumi Yamaguchi. O evento de lançamento da Rede reuniu mais de 500 profissionais e gestores de saúde do Estado e dos municípios. 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //