Assis Chateaubriand

Município vai criar Unidade Descentralizada do CRAS no Jardim Progresso

Terça-feira, 29 de abril de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 373 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand vai colocar em funcionamento nos próximos dias a primeira Unidade Descentralizada do CRAS (UDC), que estará localizada próximo ao Jardim Progresso, que tem como objetivo atender os cerca de 100 famílias que moram próximo e nos bairros vizinhos e que precisam do serviço do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

De acordo com a secretária de Assistência Social e primeira dama do município de Assis Chateaubriand, Franciane Micheletto, essa proposta de trabalho foi discutida no Conselho Municipal de Assistência Social e é uma tentativa de facilitar aos usuários da política de assistência social o acesso a alguns serviços.

 

CRAS

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.

 

Unidade

Na Unidade Descentralizada, localizada próximo a Capela São Miguel, os usuários contarão com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que é realizado pelo CRAS e que objetiva atender os usuários, que serão na grande maioria crianças e adolescentes. “Esse trabalho foi descentralizado para possibilitar ao público prioritário a facilidade de participar deste serviço, pois seria muito difícil o acesso de moradores do Jardim Progresso e região até o CRAS, que hoje fica localizado no Centro Cívico. Desde o inicio da gestão, verificamos que era necessário levar os serviços mais perto da população que mais precisa, pois não podemos culpar os usuários por não participarem das ações e serviços, se não damos oportunidade de acesso a eles", concluiu Franciane.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //