ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

“Dia D” vacina 4314 pessoas em Assis

Terça-feira, 29 de abril de 2014

Visualizada 320 vezes


Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand realizou durante o sábado (26), o “Dia D”, da vacinação contra a Influenza A. A ação, que aconteceu nas unidades centrais, dos bairros e ainda nos distritos do município imunizou 4.314 pessoas, o que representa 38,3% da área de cobertura.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Linartevis, a meta do município é vacinar 80% de cada um dos grupos prioritários de vacinação. “Neste ano, o Ministério da Saúde adotou uma novidade para ampliar a população beneficiada: também serão vacinadas crianças com até cinco anos incompletos. O grupo prioritário inclui ainda gestantes, mulheres até 45 dias depois do parto, idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, indígenas e profissionais da saúde”.

 

Segurança

A vacina é ofertada a grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias, conforme recomendação da OMS. Ela é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação contribui para a redução de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A vacina é contra indicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

 

Medidas de prevenção

A vacinação contra gripe é uma importante ação de prevenção da gripe, mas não dispensa medidas básicas de proteção. São cuidados simples, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal. A transmissão da gripe acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

Em caso de síndrome gripal, deve-se procurar um serviço de saúde o mais rápido possível. Também é importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente as integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //