ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Dia da Luta Antimanicomial é comemorado no Brasil

Terça-feira, 20 de maio de 2014

Visualizada 261 vezes


Da Assessoria

 

O movimento Antimanicomial refere-se a um processo de transformação dos Serviços Psiquiátricos, derivado de uma série de eventos políticos nacionais e internacionais. O movimento tem como data comemorativa no calendário nacional brasileiro o dia 18 de maio,  a mesma se remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.Como processo decorrente deste movimento, temos a Reforma Psiquiátrica, definida pela Lei 10216 de 2001 (Lei Paulo Delgado) como diretriz de reformulação do modelo de Atenção à Saúde Mental, transferido o foco do tratamento que se concentrava na instituição hospitalar, para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos.

As condições da saúde mental no Brasil evoluíram desde então, porém a Luta Antimanicomial não parou. Ainda acontecem manifestações em todo o país no dia 18 de maio, para que se mantenha vivo o cuidado com as pessoas com transtorno mental, e para que fique claro que eles não devem ser excluídos da sociedade e maltratados como eram antigamente, mas sim orientados e acompanhados para que possam encontrar seu lugar no mundo.

A assistente social, Ana Rosa Salvalagio e a enfermeira, Francielly Batista Fernandes, integrantes da equipe de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand reiteram que o movimento da Reforma Psiquiátrica e Luta Antimanicomial, compreende que nenhum ser humano deve ser submetido ao isolamento, ao abandono, maus tratos, negação e violação dos direitos humanos. “Portanto, reforçamos nosso apoio e empenho nesta causa”, concluíram.

 

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //