Escolas chateaubriandenses realizam projetos em prol da conscientiza??o ambiental

Sexta-feira, 06 de junho de 2014

ÚVisualizada: 1034 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

As Escolas das redes municipal, estadual e CMEIS do município de Assis Chateaubriand, estão desenvolvendo desde o mês de abril, o projeto de Educação Ambiental, que tem como finalidade conscientizar a comunidade escolar, com ações que proporcionam a todos os alunos da Educação Básica entendimento sobre a importância do Meio Ambiente saudável e sustentável, assim, comprometendo a todos, desde os pequeninos, a zelarem pelos recursos naturais proporcionados pelo Planeta para a promoção de toda a vida sobre a Terra.

De acordo com a secretária de Educação, professora Marineide Azevedo Dioto, o que promoverá a mudança de postura em relação aos cuidados com o Meio Ambiente é a  cultura. Segundo ela, em Assis Chateaubriand, tem-se presenciado muitos adultos jogando lixo pelo chão, não cuidado de seus quintais, jogando entulhos e galhos de árvores pelas calçadas, como se o cuidado com a saúde ambiental fosse de responsabilidade apenas do poder público. “Por isso, a pedido do prefeito Marcel Micheletto, temos assumido junto à Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Transportes, o compromisso de colocar no currículo escolar a educação ambiental de forma interdisciplinar”, frisou.

Uma das escolas que está participando do projeto é o CMEI Criança Sorriso, que está desenvolvendo o projeto “Utilizando e brincando com a garrafa PET”. Segundo a diretora Elisângela Silva de Oliveira o objetivo desse tema é fazer com as crianças, os jovens e a comunidade escolar como um todo perceba a reutilização da garrafa PET. “Queremos despertar a consciência de todos, reciclando, recriando para reduzir uma boa parte do lixo. As crianças estarão desenvolvendo brinquedos; avião, cavalo, palhaço, enfim, as crianças trarão as garrafas pet de casa aqui para o Centro e assim estaremos desenvolvendo e conscientizando os mesmos sobre a importância da reciclagem”.

 

Dengue

Na Escola Janice Galdino, o tema abordado é a dengue. De acordo com a diretora Daniele Bonani Volpe da Silva, o projeto foi apresentado aos pais ainda no início do ano letivo o que fez co que muitos estivessem empenhados em ajudar. “Nosso projeto tem como tema ‘Escola e comunidade contra a Dengue’, onde queremos fomentar nas crianças e nos adultos a prática do cuidado com o meio ambiente, onde cada cidadão seja responsável pela sua rua, bairro e principalmente sua casa, ajudando na não proliferação da Dengue”. Ainda segundo Daniele, as ações estão sendo realizadas dentro e fora da sala de aula. “Gincanas com recolhimento de lixo, divulgação de cartazes, confecção de uma paródia, de panfletos e camisetas, onde vamos realizar uma pesquisa de campo junto à comunidade e indo então em busca desses materiais, desse lixo”.

Além dessas duas escolas, mais 30 da rede municipal, privada e estadual de Ensino estão participando do projeto de Educação Ambiental. Nos próximos dias, outras escolas terão seus trabalhos divulgados.

 

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //