Estado repassa balança às Escolas chateaubriandenses

Terça-feira, 17 de junho de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 598 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O Estado do Paraná estará repassando amanhã, quarta-feira (18), a partir das 9h, na

Casa da Cultura, para as escolas, balanças que fazem parte do Programa Paraná Saudável, que tem como objetivo controlar obesidade das crianças. A entrega contará com a presença do prefeito municipal, Marcel Micheletto, do secretário de Esportes, Celso Pommerening, e da secretária de Educação, Marineide Azevedo.

O Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, são os primeiros países do ranking mundial quando o assunto é sobrepeso da população. Aqui no país, por exemplo, 52% dos homens estão com o ponteirinho da balança acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde, isso representa que mais da metade é 44% das mulheres.

Para tentar reverter essa situação o estado saiu na frente. É que a Secretaria do Esporte, no início da criação implantou um programa que já está servindo de exemplo para o mundo todo. O programa Paraná Saudável. O estado quer saber como está a situação dos 2,1 milhões de crianças da rede pública. Depois os estudantes considerados mais gordinhos vão receber orientações e serem inseridos em programas de reeducação alimentar e prática de atividades físicas.

Segundo a Secretaria do Esporte do Paraná, além de melhorar a saúde, a auto estima desta e de futuras gerações de paranaenses, o Paraná Saudável pode fazer com que os exercícios façam parte da rotina da população.

O programa já avaliou alunos, escolas e colégios de 67 cidades do Paraná, desde março deste ano. Outros 10 municípios receberam as avaliações em 2012. No mês passado por exemplo, uma equipe esteve em Cascavel no oeste do estado, onde 1300 estudantes, entre crianças e adolescentes foram avaliados. A faixa etária é de 4 a 18 anos e eles parecem já terem entendido o recado e o motivo de tantas anotações e medições. Os pais aprovaram.

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //