Paraná Saudável entrega 18 balanças a escolas e CMEIS chateaubriandenses

Quarta-feira, 18 de junho de 2014

Última Modificação: // | Visualizada 659 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O Projeto Paraná Saudável, desenvolvido pelo Governo do Estado, entregou na manhã de quarta-feira (18), balanças as escolas aos Centros Infantis chateaubriandenses. A entrega aconteceu na Casa da Cultura, em Assis Chateaubriand, pela manhã e contou com a presença do prefeito municipal Marcel Micheletto, do presidente da câmara, Aguinaldo Romanini, dos vereadores José Kulkamp, Madalena Rech, Vera Pestana, Joaquim Cardoso, Renata Sala e César Lulu, além dos secretários municipais de Saúde, Marcos Linartevis, de Educação, Marineide Azevedo Dioto, de Esportes, Celso Pommerining, das nutricionistas Janaína Yara Lopes e Kelly Roberta Pereira Outa dos diretores municipais das escolas e ainda do chefe regional de Secretária de Esporte e Turismo, Jorge Morgenstern.

Na oportunidade, o município de Assis Chateaubriand foi contemplado com 18 balanças, sendo 14 para as escolas e quatro para os CMEIS. “O Programa Paraná saudável já existe há dois anos, onde foram escolhidas certas cidades, certos colégios, para fazer um banco de dados, um mapeamento e assim faremos um melhor diagnóstico da situação. Nessa segunda parte, estamos entregando as balanças, na nossa regional, apenas Assis e Tupãssi, estão recebendo balanças para todas as escolas. Agora, faremos a capacitação dos professores e diretores e aí na sequência faremos a coleta de dados das crianças e aí sim conseguiremos saber com mais exatidão o porque da obesidade infantil”, enfatizou o chefe regional de Secretária de Esporte e Turismo, Jorge Morgenstern.

Para o secretário de Esportes, Celso Pommerining,o Programa do Governo Estadual, funcionará dentro das escolas, para a coleta de dados, peso e altura. “No dia 15 de julho nós teremos a capacitação dos professores e coordenadores pedagógicos, onde daremos subsídios para os profissionais das escolas estarem trabalhando nas escolas. Após a capacitação, cada escola fará a coleta do peso e da altura dos alunos que será encaminhando a um banco de dados e assim possamos fazer um detalhamento mais eficaz da obesidade infantil”. Ainda segundo Celso, os computadores e celulares, tem ‘roubado’ o tempo das crianças. “Queremos a promoção de mais atividades físicas, esporte, para que nossas crianças estejam cada dia mais envolvidos e de fato se exercitando”.

 

Merenda escolar de qualidade

“A balança é mais um instrumento, ela vem a favorecer a conscientização das nossas famílias para que façam dessa alimentação que essas crianças ingerem um meio de saúde, ela vem a monitorar se essas crianças estão com sobrepeso ou não. Essa balança vai contribuir com a manutenção do índice corporal dessas crianças. A merenda escolar de nossas crianças é de ótima qualidade, à base de verduras, carnes magras, peixes, através da compra direta do produtor”, afirmou a secretária Marineide Azevedo Dioto. Para a nutricionista Janaína Yara Lopes, as escolas de Assis já estão desenvolvendo um trabalho nutricional e com essas balanças o trabalho ficará muito mais efetivo. “Com esse programa, cada escola terá sua balança e assim teremos então um instrumento para cada escola, complementando assim o trabalho que já é realizado”, afirmou.

Prevenir é melhor que remediar

Para o secretário de Saúde, Marcos Linartevis, a prevenção é o melhor remédio. “Diagnóstico e prevenção, essas são as palavras chaves. Essa ferramenta entregue as escolas é de suma importância, porque quando falamos de criança, falamos de futuro e fazer um trabalho com as crianças é pensar nesse futuro”. Ainda segundo Marcos, a obesidade infantil, vem sendo um assunto amplamente discutido, afinal, as crianças de hoje são bem diferente de 20 a 30 anos. “Hoje computadores, televisão, enfim, te tomado bem mais proporção dentro dos lares do que a bola, as atividades físicas e é isso que queremos resgatar”.

Para o prefeito Marcel Micheletto, que prestigiou a entrega das balanças, essa conquista é mais um importante passo dado em parceria com o governo do Estado. “Assis Chateaubriand foi um dos municípios contemplados e assim teremos todos esses dados para verificar se temos crianças obesas ou fora dos padrões de saúde, para que assim nós possamos reeducar a alimentação, juntamente com os pais. É um projeto inovador que tem tudo para ser referência nacional”, afirmou.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //