Da Assessoria O município de Assis Chate

Quarta-feira, 25 de março de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 579 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O município de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Saúde já está oferecendo a vacina contra o papilomavírus humano, conhecido como HPV para adolescentes de 09 a 11 anos de idade. Em Assis Chateaubriand, todas as Unidades de Saúde da sede como do interior estão ofertando a vacina, que desde o ano passado deixou de ser campanha e passou a fazer parte do calendário de vacinas.
De acordo com responsável pelo Departamento de Epidemiologia, Fábio Fantin, “o município de Assis Chateaubriand tem como meta vacinar 708 meninas nessa faixa etária. Quem tomou a vacina ano passado na primeira etapa e não tomou na segunda precisa retornar nesse momento a Unidade de Saúde para tomar. A orientação é que a menina tome a primeira dose, seis meses depois a segunda e cinco anos após a primeira, tome a terceira dose”, afirmou.

HPV
O câncer de colo de útero é uma doença grave e uma ameaça à vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O vírus HPV com seus sobtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. “O objetivo da vacinação do Ministério da Saúde é diminuir a incidência de HPV nas mulheres e diminuindo o HPV consequentemente diminuirá os casos de câncer de colo de útero. A vacinação é feita nessa faixa etária para que antes da primeira relação sexual a menina já esteja imunizada contra o vírus que é passado através da relação sexual”, afirmou Fábio.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //