ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Da Assessoria Quando o assunto é merenda

Quarta-feira, 25 de março de 2015

Visualizada 301 vezes


Da Assessoria

Quando o assunto é merenda escolar, qualidade é palavra-chave em Assis Chateaubriand. Desde o início de 2013, o assunto começou a ser tratado com seriedade pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil, experimentaram uma mudança radical na alimentação das crianças chateaubriandenses.
A merenda atualmente oferecida pelo município é uma das mais bem avaliadas do País, pois por determinação do prefeito municipal toda a alimentação enlatada que anteriormente ia para mesa dos pequenos, foram trocadas por uma comida fresca e natural, tudo produzido aqui mesmo e contendo alimentos variados, frescos e que respeitem a cultura e os hábitos alimentares saudáveis.
Carne de frango, frutas, verduras e hortaliças são servidas quase que diariamente nas 14 escolas da rede municipal de ensino e mais nos quatro CMEIS. Nas escolas são servidas três refeições diariamente já nos CMEIS chega a seis refeições por dia. “Nas Escolas três dias da semana servimos refeições completas com macarrão, arroz, carne, polenta e saladas orgânicas, entregues pelos produtores. Já nos outros dois dias das semana, priorizamos uma comida mais leve como suco ou chá, bolo, pão ou bolachas e frutas, que são entregues através de nossos produtores. Todas as escolas tem um cardápio próprio enviados mensalmente conforme a oferta da agricultura familiar”, afirmou as nutricionistas do município Janaina Iara Lopes e Kelli Roberta Pereira Outa.

Agricultura Familiar
Em 2014, o município de Assis Chateaubriand adquiriu 39,75% da merenda escolar direto da agricultura familiar. Pequenos produtores rurais que hoje tem a oportunidade de aumentarem sua renda, pois tem a garantia que os produtos serão adquiridos, como é o caso do produtor Francisco Vieira Martins Neto, produtor de verduras e hortaliças, que juntamente com mais cinco produtores fundaram a Associação dos Produtores Orgânicos de Assis Chateaubriand – APOAC – e semanalmente entregam verduras e hortaliças nas 14 escolas e nos 4 CMEIS chateaubriandenses. “Como cada escola tem um cardápio próprio nós organizamos nossa produção dessa forma para conseguir atender a todos. Para nós, quando participamos e vencemos a licitação ficamos muito felizes e orgulhosos porque sabemos que todos os meses vamos entregar as hortaliças. É uma renda que tem nos auxiliado e muito, além de sabermos que estamos contribuindo com as crianças através de uma merenda de qualidade”, disse seu Francisco. Ainda de acordo com o produtor, que tem sua horta no Ramal “U”, em Assis, por semana são entregues aproximadamente 1.000 pés de alface. “Toda a semana temos alface e almeirão. Já dependendo a época do ano contamos com todas as hortaliças possíveis”, afirmou.

Cardápios
De acordo com o cardápio elaborado pelas nutricionistas nos CMEIS as refeições iniciam às 8h com a mamadeira. “Assim que as crianças chegam às professores já servem o leite, nas mamadeiras. Às 9h30 é servido o lanche da manhã com frutas ou bolacha. Às 11h o almoço com sopinha de feijão, macarrão, frango, arroz, saladas e legumes, obedecendo sempre à faixa etária das crianças. Já no período da tarde são mais três refeições. Iniciando também às 14h30 com a mamadeira, às 15h30 com o lanche da tarde, igual de manhã e às 16h30 é servido o jantar, normalmente uma sopinha ou macarrão. Já nas escolas, são três refeições para as que funcionam em período integral e duas nas demais”, comentou as nutricionistas.
A secretária de Educação, Marineide Azevedo Dioto, elogiou o trabalho feito tanto pelas nutricionistas, quanto pelas merendeiras. “O município tem capacitado no mínimo duas vezes por ano as merendeiras para que façam com dedicação e amor à alimentação das crianças. As nutricionistas, além disso, acompanham de perto todo esse trabalho, verificam a qualidade dos alimentos entregues pelos produtores para que nada fuja desse controle de qualidade. O que nós queremos é oportunizar o melhor para as crianças. Muitas, nós sabemos que a alimentação na escola são as únicas ou as principais refeições das crianças, por isso temos dado total apoio a pedido muito êxito com a mesma”, afirmou.
O prefeito Marcel Micheletto disse que o município de Assis Chateaubriand não tem economizado nem medido esforços para oferecer os melhores alimentos possíveis.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //