Sexta-feira, 08 de maio de 2015
ÚVisualizada: 1025 vezes
Ouvir matéria
Da Assessoria
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis Chateaubriand, realizou através do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS - no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças e adolescentes, neste mês de maio, reuniões descentralizadas com os pais dos usuários do serviço, passando pelos distritos de Encantado do Oeste e Bragantina e ainda pelos patrimônios de Terra Nova, Nice e Engenheiro Azaury.
Na quinta-feira (07) aconteceu a reunião com os pais dos usuários da UDC – Unidade Descentralizada do CRAS, na Capela São Miguel, localizada no Jardim Progresso. Na oportunidade os alunos das oficinas de capoeira, violão e teclado realizaram apresentações em homenagem ao Dia das Mães e entregaram ao fim das mesmas uma linda lembrança. A Secretária Municipal de Assistência Social, Franciane Sonni Martins Micheletto, que esteve presente, frisou a importância da participação da família na vida da criança/adolescente, protegendo e dando exemplo de vida aos filhos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social executa através do CRAS o SCFV para crianças, adolescentes e idosos. Este serviço é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias, prevenir a ocorrência de situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
O SCVF trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.
No Ano de 2014 foi inaugurada a UDC, que atende especificamente o público de crianças e adolescentes no SCFV do Jardim Progresso, bem como serviços do CRAS aquela comunidade. Com o mesmo objetivo este serviço não fica restrito somente a UDC, pois uma grande preocupação da Secretaria é garantir o acesso de todos os usuários aos serviços ofertados, e por este motivo, o SCFV se espalhou por alguns bairros e distritos do de Assis Chateaubriand . O Serviço é ofertado na Oficina do oficio, nos bairros Sheila/ Itaipu, Jardim Progresso, Cristo Rei, Áraça, Jussara e Panorama, Encantado D’Oeste, Terra Nova, Nice, Bragantina e no Centro de Convivência do Idoso.
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, possui objetivos específicos de acordo com as faixas etárias a serem trabalhadas sendo que para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos o trabalho tem por foco a construção do espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
Para adolescentes de 15 a 17 anos o principal objetivo desse serviço é o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. As atividades abordam questões relevantes sobre a juventude, visando a construção de novos conhecimentos e a reflexão sobre valores que refletiam no desenvolvimento integral do jovem. As atividades também estimulam habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional.
Para idosos o serviço realiza atividades que contribuem para o processo do envelhecimento saudável, para o fortalecimento da autonomia, de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. As intervenções da equipe técnica são pautadas nas características, nos interesses e nas demandas dessa faixa etária, considerando as vivências em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Além disso, o serviço promove a valorização das experiências vividas como formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Visando atingir tais objetivos a Secretaria de Assistência Social oferta através do CRAS, as oficinas de violão, capoeira, arte circense, dança, desenho, teclado, e dança terapia, todas desenvolvidas através do SCFV. As crianças, adolescentes e idosos além das oficinas participam também da orientação social, que consistem em encontros com as orientadoras sociais dos grupos, onde estas trabalham temas que surgem no desenvolver das oficinas, e temas como convivência familiar, planejamento pessoal, puberdade, educação sexual, desenvolvimento físico, o uso da internet, políticas publicas, a saúde e mudança no corpo, relação interpessoal, preconceito entre outros.
Atualmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende mais de 268 pessoas (crianças, adolescente e idosos), realizando ainda periodicamente reuniões com as famílias. A Secretária de Assistência Social Franciane Sonni Martins Micheletto afirma que o SCFV tem grande importância, pois busca intervir no contexto de vulnerabilidades, de prevenir risco e trabalhar situações de fragilização de vínculos familiares e sociais às quais as pessoas possam estar expostas, fortalecendo assim as potencialidades existentes.
Assis Chateaubriand se prepara para aderir ao Programa Agente de Cidadania
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para sexta-feira dia 4 de julho
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para quinta-feira dia 3 de julho
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.