Da Assessoria A Secretaria Municipal de Assist&

Sexta-feira, 08 de maio de 2015

Última Modificação: // | Visualizada 1015 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Assis Chateaubriand, realizou através do Centro de Referencia de Assistência Social – CRAS - no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças e adolescentes, neste mês de maio, reuniões descentralizadas com os pais dos usuários do serviço, passando pelos distritos de Encantado do Oeste e Bragantina e ainda pelos patrimônios de Terra Nova, Nice e Engenheiro Azaury.
Na quinta-feira (07) aconteceu a reunião com os pais dos usuários da UDC – Unidade Descentralizada do CRAS, na Capela São Miguel, localizada no Jardim Progresso. Na oportunidade os alunos das oficinas de capoeira, violão e teclado realizaram apresentações em homenagem ao Dia das Mães e entregaram ao fim das mesmas uma linda lembrança. A Secretária Municipal de Assistência Social, Franciane Sonni Martins Micheletto, que esteve presente, frisou a importância da participação da família na vida da criança/adolescente, protegendo e dando exemplo de vida aos filhos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social executa através do CRAS o SCFV para crianças, adolescentes e idosos. Este serviço é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias, prevenir a ocorrência de situações de risco social, ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos e incentivar a socialização e a convivência comunitária.
O SCVF trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social, possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.
No Ano de 2014 foi inaugurada a UDC, que atende especificamente o público de crianças e adolescentes no SCFV do Jardim Progresso, bem como serviços do CRAS aquela comunidade. Com o mesmo objetivo este serviço não fica restrito somente a UDC, pois uma grande preocupação da Secretaria é garantir o acesso de todos os usuários aos serviços ofertados, e por este motivo, o SCFV se espalhou por alguns bairros e distritos do de Assis Chateaubriand . O Serviço é ofertado na Oficina do oficio, nos bairros Sheila/ Itaipu, Jardim Progresso, Cristo Rei, Áraça, Jussara e Panorama, Encantado D’Oeste, Terra Nova, Nice, Bragantina e no Centro de Convivência do Idoso.
De acordo com a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, possui objetivos específicos de acordo com as faixas etárias a serem trabalhadas sendo que para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos o trabalho tem por foco a construção do espaço de convivência, formação para a participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. As intervenções devem ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas como forma de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Inclui crianças e adolescentes com deficiência, retirados do trabalho infantil ou submetidos a outras violações, cujas atividades contribuem para resignificar vivências de isolamento e de violação de direitos, bem como propiciar experiências favorecedoras do desenvolvimento de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social.
Para adolescentes de 15 a 17 anos o principal objetivo desse serviço é o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência dos adolescentes e jovens na escola, por meio de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho. As atividades abordam questões relevantes sobre a juventude, visando a construção de novos conhecimentos e a reflexão sobre valores que refletiam no desenvolvimento integral do jovem. As atividades também estimulam habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional.
Para idosos o serviço realiza atividades que contribuem para o processo do envelhecimento saudável, para o fortalecimento da autonomia, de sociabilidades e na prevenção de situações de risco social. As intervenções da equipe técnica são pautadas nas características, nos interesses e nas demandas dessa faixa etária, considerando as vivências em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer. Além disso, o serviço promove a valorização das experiências vividas como formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social.
Visando atingir tais objetivos a Secretaria de Assistência Social oferta através do CRAS, as oficinas de violão, capoeira, arte circense, dança, desenho, teclado, e dança terapia, todas desenvolvidas através do SCFV. As crianças, adolescentes e idosos além das oficinas participam também da orientação social, que consistem em encontros com as orientadoras sociais dos grupos, onde estas trabalham temas que surgem no desenvolver das oficinas, e temas como convivência familiar, planejamento pessoal, puberdade, educação sexual, desenvolvimento físico, o uso da internet, políticas publicas, a saúde e mudança no corpo, relação interpessoal, preconceito entre outros.
Atualmente o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende mais de 268 pessoas (crianças, adolescente e idosos), realizando ainda periodicamente reuniões com as famílias. A Secretária de Assistência Social Franciane Sonni Martins Micheletto afirma que o SCFV tem grande importância, pois busca intervir no contexto de vulnerabilidades, de prevenir risco e trabalhar situações de fragilização de vínculos familiares e sociais às quais as pessoas possam estar expostas, fortalecendo assim as potencialidades existentes.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //