Da Assessoria O Conselho Municipal de Assist&ecir

Sexta-feira, 07 de agosto de 2015

Última Modificação: 01/09/2015 10:37:45 | Visualizada 501 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS – e a Prefeitura Municipal de Assis Chateaubriand, através da Secretaria de Assistência Social realizou na quinta-feira (06) a XI Conferência Municipal da Assistência Social que esse ano teve como tema “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026”. O evento aconteceu no Centro de Convivência do Idoso – CCI- e contou com a presença da secretária de Assistência Social e primeira dama do município, Franciane Micheletto; com a presença do administrador geral e de finanças, João José Guedes, dos secretários: Celso Pommerening (Esporte), Marineide Azevedo Dioto (Educação), Antônio Lucas (Controladoria), Juan Carlos Alves (Obras Públicas e Serviços Urbanos); dos vereadores: Joaquim Cardoso, Vera Pestana, Cesinha Lulu, Marcos Pixute; superintendente do Hospital Beneficente, Marcos Linartevis e ainda a presidente do CMAS, Susana Borella. A manhã foi aberta com uma apresentação de dança dos alunos da UDC, da professora Mayara Mello e na sequência houve ainda a leitura do regime interno e a apresentação do diagnóstico, ações realizadas pela secretaria, durante esses dois anos e meio de gestão.
A presidente do CMAS, Susana Borella, destacou que a Conferência foi realizada em um formato diferente esse ano. “Nós realizamos a Conferência em 2013 e só deveríamos realizar em 2017, mas o Conselho Nacional convocou essa Conferência, no sentido de já começar a construção do Plano Decenal da Política de Assistência Social. A Conferência tem como objetivo então iniciar essa construção e essas discussões. O SUAS – Sistema Único de Assistência Social - tem avançado muito, mas acredito que temos ainda que lutar em relação ao repasse dos recursos, que muitas vezes estão atrasados, para que assim conseguimos atender a todas as famílias que nos procuram. Hoje em Assis Chateaubriand são entre quatro e cinco mil pessoas atendidas através dos serviços ofertados na Assistência”, afirmou.
Para a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto, que apresentou um diagnóstico das ações que o município já vem realizando, “nós temos um índice de gestão descentralizada hoje em Assis Chateaubriand de nota 1, nota essa máxima, de acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social. Em 2013, quando nós assumimos nós tínhamos uma nota de 0,2 sendo que a pior nota era 0. Então isso prova o quanto nos evoluímos e o quanto estamos trabalhando para consolidar a política de Assistência Social como ela é prevista nas legislações. Para se ter uma ideia nós tínhamos recursos parados desde 2005 e agora estamos então executando esses valores, o que mostra ao Ministério de Desenvolvimento Social,que Assis coloca em prática os serviços previstos pela política de Assistência”, afirmou Franciane.
Para a palestrante e coordenadora da gestão do SUAS na Secretaria de Estado do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Tatiana Possa Schafachek, a realidade de Assis não é a mesma que encontramos nos municípios Brasil a fora. “Assis está de parabéns, pois a realidade do município é bem diferente. Os trabalhos atualmente desenvolvidos superam tudo o que é exigido. Como é gratificante ver todas essas ações e projetos que foram apresentados pela secretária Franciane, sem dúvida, Assis vem administrando de forma diferenciada”, enalteceu Tatiane.
No período da tarde houve ainda a eleição dos novos membros do Conselho da Assistência Social e a secretária aproveitou a oportunidade para entregar um certificado de honra ao mérito a todos os Conselheiros da Gestão 2013/2015 pelo brilhante trabalho desenvolvido. Foram apresentadas e eleitas ainda propostas que serão discutidas na Conferência Regional de Assistência Social.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //