Ouvir matéria
Da Assessoria
O município de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Saúde e em parceria com a secretaria de Educação e a 20º Regional de Saúde, lançou na noite desta quarta-feira (12) o programa “Assis na Luta contra a violência”, que foi aprovado pela portaria nº 22 de 09 de agosto de 2012 do Ministério da Saúde. O lançamento e a capacitação para o Concurso de Desenho, que é uma das ações do projeto, aconteceu no Centro de Convivência do Idoso –CCI – Alder Rovere e contou com a presença do vice prefeito e secretário de Agricultura, João Aparecido Pegoraro; do secretário de Saúde, Junior Weiller; do vereador Renato Sala; da chefe do NRE, Débora Weiller; da palestrante e responsável pelo projeto na 20º Regional de Saúde, Melania Agustinha Marin, das enfermeiras Julia Kita Ishii e Wanylla Paula dos Santos Czezaniak idealizadoras do programa em Assis, da representante da Séc. Educação, Fátima Sobral e ainda funcionários da Saúde, enfermeiras, diretoras das escolas municipais e professores do 4º e 5º ano da rede pública e privada.
Ao fazer o uso da palavra, o vice prefeito e secretário de Agricultura, João Aparecido Pegoraro, que no ato esteve representando o prefeito Marcel Micheletto, destacou o envolvimento de toda a sociedade em ações como essa. “Vivemos em um mundo onde infelizmente a violência é constante e ações como essa, junto as nossas crianças fazem-nos parar e refletir sobre o que queremos para o futuro. Parabéns as enfermeiras, a secretaria de Saúde e de Educação pela ação que visa tratar de forma diferente a violência,como forma de combater a mesma”, disse. Já o secretário de Saúde, Junior Weiller, disse que “o projeto já vem sendo executado desde 2012, porém, desde 2013 é que efetivamente foi realizado ações de combate a violência. Para esse ano uma novidade que é o primeiro concurso de desenho que será realizado em todas as escolas da rede pública e privada de Assis Chateaubriand com alunos dos 04º e 05º anos. O que nos queremos é sensibilizar com essas crianças que são os futuros chateaubriandenses que não haja mais violência familiar, sexual, psicológica, enfim, qualquer tipo de violência”, afirmou.
Para a Assistente Social da 20º Regional de Saúde, Melania Agustinha Marin, “O Ministério da Saúde considera que a violência é uma epidemia silenciosa, sabe que existe milhões de casos dentro das casas das famílias. Nós do SUS atendemos essa violência e não sabemos o tamanho dela, por isso o Ministério da Saúde vem lançado editais, para que os municípios criem seus próprios projetos e assim possam trabalhar no combate a violência”.
Na oportunidade ainda as enfermeiras Julia Kita Ishii e Wanylla Paula dos Santos Czezaniak fizeram a exposição do projeto e de como o mesmo funcionará através do concurso de desenhos. Já a Assistente Social, Melania, realizou a capacitação dos professores através da palestra “Violência deixa marcas”.
Assis Chateaubriand realiza II oitiva com artistas chateaubriandenses
Pedidos para isenção do IPTU 2023 podem ser feitos em Assis Chateaubriand
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.