Da Assessoria O município de Assis Chateau

Sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Última Modificação: 13/10/2015 11:34:04 | Visualizada 662 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O município de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Assistência Social, através da parceria com o Governo do Estado, Provopar, entregou na tarde de quinta-feira (10) 120 kits de enxoval de bebês para futuras mamães chateaubriandenses. A entrega aconteceu no Sindicato Rural e contou com a participação do prefeito Marcel Micheletto; da primeira dama e secretaria de Assistência Social, Franciane Micheletto; da representante do Provopar Estadual, Silvana Aichinger; do vice prefeito, João Aparecido Pegoraro, dos vereadores: Vera Pestana, Cesinha Lulu e Osmar Rinki, da presidente do CMDCA, Rosanne Marcante Vaz e ainda de representantes da 20º Regional de Saúde, além de secretários municipais, diretores e de integrantes dos grupos assistidos pelo CRAS e CREAS.
O Projeto "Bebê do Paraná" é uma proposta de ação integrada entre o Provopar e a Secretaria de Saúde, na mobilização para a gestação responsável. Com isso, propõe a aquisição e distribuição de kits de enxoval para mães pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social inseridas na rede Mãe Paranaense. O kit é formado por bolsa, trocador para recém nascido, 2 cueiros flanelados, 1 toalha com capuz, 1 cobertor, 1 macacão, 2 pares de meias, 2 “mijões sem pé”, 2 macacãozinhos com manga longa, kit saída maternidade, 1 par de luvas, 1 touca, 1 macacão e 1 manta. Em Assis Chateaubriand, o programa já é realizado desde 2013, através da secretaria de Assistência Social e já atendeu mais de 400 mães.
Para a secretaria Franciane Micheletto, os kits de enxoval representam mais uma ajuda as gestantes que são assistidas pela Assistência através dos grupos, onde participam de orientações. “Todos os meses as gestantes participam das reuniões do ‘Embalando o Berço’, onde repassamos informações sobre saúde, família, cuidados com as crianças e no oitavo mês então, elas recebem o kit de enxoval de bebê, que é um benefício eventual, auxílio natalidade. São mães, que estão em condições de vulnerabilidade social e que não tem condições de fazer todo o enxoval que o bebê precisa, por isso, essa ajuda que é tão bem vinda a elas. Agradeço ao Governo do Estado, a Fernanda Richa e a Carlise, que foram sensíveis ao nosso pedido e que irá gerar economia aos cofres do município”, afirmou.
Para a representante do Provopar, que está percorrendo os 44 municípios do Paraná que estão sendo beneficiados com esse projeto, Silvana Aichinger, “para nós é uma alegria muito grande poder oportunizar esse kit, que nada mais é que um mimo as nossas mamães. São 30 itens que vem ‘cobrir’ as mães nos primeiros dias com o recém nascido”, afirmou.
O prefeito Marcel Micheletto, destacou a parceria com o Governo do Estado em proporcionar ações como essa, que beneficiam mães em vulnerabilidade social. “Nós temos trabalhado em prol dos que mais necessitam e essas futuras mamães precisam de nossa ajuda. Com esse kit, nos primeiros dias de vida das crianças, que são o futuro do nosso município, elas estarão tranqüilas em relação as roupinhas”, destacou.
Para a mamãe Ana Paula, moradora do Jardim América, que tem 15 anos e espera o primeiro filho “nas reuniões nós recebemos orientações a cerca de como cuidar de nossos filhos e ainda recebemos ao fim esse enxoval que vem em boa hora ajudar”, encerrou.

“Nasce uma criança, Plante uma árvore”
O município de Assis Chateaubriand, através das secretarias de Assistência Social e Agricultura, lançou ainda na oportunidade o projeto “Nasce uma criança, Plante uma árvore”, onde cada mãe beneficiada com o auxílio natalidade receberá juntamente com o kit a muda de uma árvore frutífera. O projeto tem dois objetivos principais sendo promover a educação e conscientização ambiental ampliando a qualidade de vida e ainda reforçar o vinculo e o sentimento de mãe e filho. Pois, como uma árvore, nossos filhos precisam ser cuidados, regados com muito amor e dedicação, alimentados e adubados com nossos exemplos de vida e serem podados com o ensinamento de limites, e isso com colocação/imposição de regras e nunca de qualquer forma de violência.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //