Da Assessoria O município de Assis Chate

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Última Modificação: 20/10/2015 10:14:37 | Visualizada 641 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O município de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Saúde já está oferecendo a vacina contra o papilomavírus humano, conhecido como HPV para adolescentes de 09 a 11 anos de idade que já tomaram a primeira dose da vacina quadrivalente. Em Assis Chateaubriand, todas as Unidades de Saúde da sede como do interior estão ofertando a vacina, que desde o ano passado deixou de ser campanha e passou a fazer parte do calendário de vacinas.
De acordo com responsável pelo Departamento de Epidemiologia, Fábio Fantin, “as meninas de 09 a 11 anos de idade que tomaram a vacina já, a primeira dose, devem retornar aos postos de saúde para receber a segunda dose da vacina. As meninas de 11 a 13 anos que também tomaram a primeira dose ano passado, devem retornar para a segunda dose. Importante destacar que a proteção só é garantida com a aplicação das duas doses da vacinação. A orientação é que a menina tome a primeira dose, seis meses depois a segunda e cinco anos após a primeira, tome a terceira dose”, afirmou.
É imprescindível que todas as meninas na hora da vacinação apresentem documento de identificação e cartão de vacinação.

HPV
O câncer de colo de útero é uma doença grave e uma ameaça à vida. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O vírus HPV com seus sobtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente contra HPV. “O objetivo da vacinação do Ministério da Saúde é diminuir a incidência de HPV nas mulheres e diminuindo o HPV consequentemente diminuirá os casos de câncer de colo de útero. A vacinação é feita nessa faixa etária para que antes da primeira relação sexual a menina já esteja imunizada contra o vírus que é passado através da relação sexual”, afirmou Fábio.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //