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Quinta-feira, 24 de setembro de 2015

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Da Assessoria

Com o objetivo de atender os usuários da Assistência Social cada vez melhor e com maior conforto e comodidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher iniciou no mês de junho um processo de descentralização do atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.
O CadÚnico constitui uma base de informações que pode ser usada pelos governos municipais, estaduais e federal, constituindo-se em um instrumento que identifica e caracteriza as famílias, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos. O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Programas Bolsa Família, Tarifa Social da Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Pronatec, Carteira do Idoso, Contribuição do INSS para dona(o) de casa, entre outros.
O atendimento descentralizado do Cadastro Único está acorrendo todas as primeiras sextas-feiras de cada mês na UDC – Unidade Descentralizada do CRAS, localizada no Jardim Progresso, e nas demais sextas-feiras percorre os distritos e patrimônios.
No mês de junho e julho o Cadastro único esteve atendendo os distritos e patrimônios, do Nice, Silveiropolis, Encantado do Oeste, Engenheiro Azaury, Bragantina e Terra Nova. O atendimento nos distritos e patrimônios acontece através de uma parceria com as escolas, onde cedem o local, das 09h às 15h. Ressaltamos que o atendimento está acontecendo também no horário de almoço. Para participar é importante que os beneficiários levem consigo todos os documentos pessoais de sua família, e mais a carteira de trabalho e a última folha de pagamento. Lembramos que estes documentos são necessários para a realização do atendimento.
De acordo com o coordenador do Cadastro Único, Flávio Lulu, “ a descentralização vem atender principalmente as famílias que tem dificuldades em locomoção, que não conseguem sair do interior e vir a sede do município. Assim, no próprio distrito a equipe realiza o atendimento buscando atender o maior número de pessoas possíveis”, disse.
A Secretária de Assistência Social Franciane Micheleto afirma que “O nosso principal objetivo é facilitar o acesso aos serviços da Assistência Social. Pensando em primeiro lugar no bom atendimento e na comodidade que ofereceremos aos nossos usuários, qualificando assim a base de dados do cadastro, atendendo a comunidade em locais mais próximos da residência. Nosso agradecimento especial a todos os diretores das escolas municipais do interior, que estão disponibilizando esse espaço para nós”, disse.
O prefeito Marcel Micheletto destacou que a descentralização do atendimento visa atender “as famílias que não possuem forma de deslocamento. Acredito que é uma grande iniciativa, uma vez que já foram atendidas 400 pessoas a partir do CadÚnico. Parabenizo a equipe da Assistência Social pela iniciativa, que visa como objetivo principal atender a todos e a segurar o direito de todos os chateaubriandenses”, afirmou.

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