Comitê da Dengue realiza reunião e traça ações para verão

Sábado, 16 de janeiro de 2016

Última Modificação: 05/02/2016 08:53:02 | Visualizada 540 vezes


Ouvir matéria

Comitê da Dengue realiza reunião e traça ações para verão

 

Da Assessoria

 

A prefeitura municipal de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Saúde e do Comitê de Combate a Dengue realizou na quarta-feira (13) uma reunião para tratar as metas e objetivos do combate a dengue, zica e chikungunya durante os meses de verão, período crítico a proliferação do mosquito aedes.  A reunião aconteceu na sala de reuniões da prefeitura municipal e contou com a presença de membros do Comitê Gestor, secretários municipais, enfermeiros e membros da sociedade.   

Durante a reunião, ficou definido que para 2016 as ações deverão novamente se intensificar, pois o período e chuvas e calor está acarretando ainda mais notificações, felizmente sem casos até o momento, no entanto em menos de duas semanas há 18 suspeitas da doença. São pessoas que procuraram atendimento com sintomas da dengue, fizeram a coleta de sangue, mas que ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais enviados para o LACEN (Laboratório Central), em Curitiba.

A secretária de Saúde, Ednéia Surang, falou que todos devem colaborar para combater o Aedes. “Precisamos dar continuidade ao trabalho realizado independente do clima chuvoso ou seco, mantenha-se vigilante contra os possíveis criadouros para o mosquito”

De acordo com Fábio Fantin, o município vem notificando os moradores que estão agindo de forma omissa com relação aos cuidados, deixando recipientes para reprodução de larvas, e os casos mais graves estão sendo encaminhados para o Ministério Público que, por sua vez, aplica sanções como multas e prestação de serviços à comunidade.

A chefe da 20ª Regional de Saúde, Denise Liell, que também participou da reunião, lembrou que Assis Chateaubriand viveu em 2015 o pior ano de sua história no que se refere à dengue, com mais de 1.100 casos confirmados. No entanto, ela afirma que a preocupação para 2016 não é só com a cidade “Morada Amiga”, mas com toda a região, pois o cenário atual indica que vários municípios devem entrar em epidemia.

O coordenador regional de combate a dengue, Valter Baez, também se posiciona favorável a repreensões mais efetivas, caso contrário, a guerra contra o mosquito da dengue ficará cada vez mais difícil de ser vencida. Como exemplo, ele citou as cidades de Terra Roxa e Marechal Cândido Rondon, que punem de imediato os moradores que não cuidam de seus quintais.

A secretaria de Saúde e todo o poder público, juntamente com os outros membros do Comitê pede a população que realmente fiquem atentos a água parada para eliminar os criadouros do mosquito.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //