Até amanhã

Mutirão de Catarata irá "zerar" fila de espera pela cirurgia em Assis

Sábado, 16 de janeiro de 2016

Última Modificação: 22/01/2016 16:54:57 | Visualizada 574 vezes


Ouvir matéria

Até amanhã
Mutirão de Catarata irá “zerar” fila de espera pela cirurgia em Assis

 

Da Assessoria

 

Iniciada ontem, 15 de janeiro, o Projeto Mutirão de Catarata que pretende  “zerar” a fila de espera pela cirurgia até este domingo. Ao todo, aproximadamente 180 pessoas devem ser operadas, sendo que aproximadamente  70 cirurgias foram feitas nesta sexta-feira e mais 110 serão realizadas entre hoje e amanhã, nos turnos da manhã e tarde.
A ação esta sendo realizada pelo município de Assis Chateaubriand, através da secretaria de Saúde em parceria com  CISCOPAR  e  Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto. As cirurgias são realizadas pela equipe da empresa Cristalink que visam o atendimento humano e excelente qualidade das cirurgias. 
Estão sendo utilizadas na cirurgia apenas lentes importadas, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde o que existe de melhor em cirurgia de cataratas.
Na oportunidade a secretária de Saúde Ednéia Surang destacou o compromisso do governo municipal com a saúde dos chateaubriandenses. “Temos investido em diversos tipos de procedimentos cirúrgicos eletivos e esta é mais uma ação que esta sendo desenvolvida com sucesso”, avaliou.
Para Vanderlei Bonani, superientendente do hospital frisou: “ A entidade não poderia ter agido de outra forma a não ser apoiar imediatamente a iniciativa. O multirão esta garantindo a melhoria de vida de centenas de pessoas. Estamos muito felizes por poder contribuir com um projeto tão grandioso.”
O prefeito em exercício João Aparecido Pegoraro, avaliou de forma positiva os trabalho, pois segundo ele, isso é promover saúde pública gratuita a todos. “A visão é tudo na vida da pessoa. É um prazer imenso trabalhar em favor dos pacientes que tem catarata. A dificuldade de enxergar é um problema que atinge pelo menos 50% da população após 60 anos. Oferecer aos nossos chateaubriandenses a oportunidade de voltar a enxergar me deixa muito feliz!”
Trata-se de um procedimento inovador na saúde publica do município e inúmeros usuários compareceram em busca da Cirurgia. Mesmo após acabar com a fila de cirurgia de catarata, a secretaria irá continuar atendendo novos pacientes que tem dificuldade para enxergar ou visão embaçada. As avaliações serão feitas nas Unidades de Saúde de forma continua.

 

Procedimento

Com a ação, o município pretende “zerar” a fila de espera.  Esta foi a primeira vez que o mutirão foi realizado no município, pois anteriormente os pacientes eram encaminhados para fora da cidade. Desta maneira, os pacientes têm muito mais conforto e não precisam se deslocar.
Antes de serem encaminhados para a cirurgia, todos os pacientes que estão sendo atendidos já passaram por uma avaliação e realizaram uma bateria de exames e é com base nestes exames que o médico determinou o procedimento.
Também de forma inovadora, o município ofereceu aos usuários gratuitamente um kit pós operatório , composto de colírio e óculos escuros. Tanto paciente quanto acompanhante  participaram ainda de uma pequena palestra, onde foram repassados todos os cuidados pós-operatórios que compreendem:  repouso, que significa não pegar peso, entre outras orientações. 

 

O que é catarata?

A catarata é o embaçamento de uma parte do olho que era transparente. Essa parte chama-se cristalino, também conhecida como ’menina do olho’ . O cristalino funciona como uma lente que ajuda as imagens a tornarem-se nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado provoca a cegueira. O processo de perda da visão pode demorar anos ou meses, atingindo um só olho ou os dois ao mesmo tempo. Como evolui aos poucos, diz-se que ela vai ’amadurecendo’.
 Apesar de ser curável, ainda existem no mundo quase vinte milhões de pessoas cegas por catarata. Muitos não operam por desinformação ou dificuldades de locomoção.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //