Saúde de Assis realiza Campanha: Carnaval sem AIDS

Sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Última Modificação: 12/02/2016 17:12:50 | Visualizada 931 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

O município de Assis Chateuabriand através da Secretaria Municipal de Saúde realizou uma mobilização no dia 04 de fevereiro para Campanha de Prevenção Carnaval sem AIDS, através do aconselhamento e oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis, hepatite B e hepatite C.
Os exames foram realizados na UBS: CIASP (Jardim Progresso), na empresa BEDIN SAT e no salão comunitário do Cristo Rei, totalizando 620 exames executados pelos profissionais: Julia Ishii, Wanylla Czezaniak, Hudnéia Amano, Sirlene Dela Torre, Tiemi Betanin, Laiza Coleto, Aliucha Amaral, Andreia Bonani, Sílvia Veiga, colaboradoras: Jéssica Luque e Eluci Alves.
O Centro de Testagem e Aconselhamento de Toledo (CTA) através dos profissionais Marcos Soares e Adriana, estiveram prestigiando o evento.
Segundo a secretária de Saúde, Ednéia Surang, “ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações”, explicou. 
Teste rápido é realizado por profissionais capacitados, sendo a primeira etapa aconselhamento antes do teste, coleta de sangue da polpa digital (dedo), análise, laudo, com orientações sobre o resultado, garantindo o sigilo preconizado por lei.

Quando fazer o teste?

Durante o Pré-natal, gestantes, se teve alguma doença sexualmente transmissível, se manteve relação sexual sem preservativos, se compartilhou seringas ou agulhas, se fez tatuagem ou usa pircing.

Onde fazer o teste?

Todas as unidades básicas de saúde de Assis Chateaubriand.

Documentos necessários: RG e Cartão SUS.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //