Terceira Idade de Assis recebem benefícios

Sexta-feira, 17 de março de 2017

Última Modificação: 03/04/2017 10:24:12 | Visualizada 215 vezes

"Carteira do Idoso e Vaga Especial de Estacionamento"


Ouvir matéria

 

 

Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Mulher realizou na tarde desta sexta-feira (17), a entrega de dois importantes benefícios aos idosos. O primeiro deles foi a Carteira do Idoso, onde beneficiou  aproximadamente 60 idosos. A Carteira dá direito à viagens interestaduais, garantindo que a pessoa com 60 anos ou mais, possa utilizar o transporte terrestre, ferroviário ou aquático de forma gratuita. São duas vagas por veículo, reservados aos idosos. A gratuidade do transporte é regulamentada pela Lei Federal n° 10.741 de 01 de Outubro de 2003 e Instrução Operacional n° 16 de 03 de agosto de 2012, do Estatuto do Idoso. Os critérios para solicitar a carteira são: ter 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Já o outro benefício entregue, foi outra carteira que autoriza o idoso estacionar nas vagas especiais destinadas a ele.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e da Mulher, Franciane Micheletto, ressaltou a importância desses dois  benefícios. “É bom ver o quanto a terceira idade fica feliz em visitar, filhos, netos que moram fora do Estado. Com esse benefício fica muito mais viável. Já com a outra carteirinha, a de Estacionamento com Vaga Especial, facilita o idoso na hora de procurar uma vaga de fácil acesso, sempre que tiver a sinalização horizontal ou vertical indicando que a vaga é para idoso, eles podem utilizar o espaço sem problemas. Lembrando que devem portar devidamente o documento”, finalizou.

A aposentada, Fani Magalhães, recebeu a Carteira do Idoso que possibilita viagens interestaduais e agradeceu. “A carteirinha é muito importante para nós, pois facilita para viajar. Essa semana mesmo vou na rodoviária programar minha viajem”, disse.

Já a Ana Maria Martins, falou sobre o benefício de portar a carteira de Estacionamento para Vaga Especial. “Esse documento é muito importante porque muitas vezes procuramos lugares bons para estacionar, e não encontramos. Com a carteirinha, eu posso estacionar no lugar disponibilizado para nós, idosos. Ainda mais eu que moro com a minha mãe de 90 anos, preciso de um local de fácil acesso para estacionar e para ela se locomover, é de extrema importância”, ressaltou.

Ainda na tarde ontem, a secretaria de Assistência Social e da Mulher, aproveitou para falar sobre o Planejamento da Terceira Idade de 2017 e fez a entrega do mesmo às presidentes das associações presentes. O Planejamento é uma cartilha com todas as atividades que o município oferece a terceira idade, mostrando e lembrando os locais onde acontecem e ainda ajudando as presidentes a se organizarem cada vez melhor.

 

Segundo Franciane, todo começo de ano é realizado o planejamento junto às presidentes. “Nós sentamos todas juntas, para fazer o planejamento anual que consta todas as atividades que serão realizadas pela terceira idade, são cerca de 700 idosos envolvidos contando com todas as associações. Então o idoso que ainda não participa desses grupos, procure o Centro de Convivência e faça seu cadastro. O que nós não queremos é ver o idoso em situação de isolamento, sem companhia”, disse.

 

A vice-presidente do Grupo Esperança, Marlene Nunes Pasini, ressaltou como é bom ter esse planejamento em mão todo ano. “Esse planejamento é muito importante para nós, pois no dia a dia nós esquecemos a programação que a terceira idade faz ao longo do ano e tendo o planejamento em mãos nós nos organizamos melhor, então é muito bem pensado e só vem para facilitar a nossa vida”, finalizou.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //