Vacinação contra gripe começou esta semana

Quinta-feira, 20 de abril de 2017

Última Modificação: 25/04/2017 11:23:06 | Visualizada 487 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Começou nesta segunda-feira (17) a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, ou influenza em Assis Chateaubriand. Cerca de 12 mil pessoas podem ser vacinadas no município. A secretaria de Saúde tem como objetivo imunizar mais de 10 mil, já que diferente dos outros anos, em que a meta era 80%, o objetivo agora é vacinar pelo menos 90% do público-alvo.

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional têm direito à vacina, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população indígena.

Para este ano, a novidade é que o Ministério da Saúde também incluiu para a vacinação os professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas. Em Assis, esse público em torno de 700 educadores, para receber a vacina eles precisam apresentar um documento oficial com foto e uma declaração da instituição de ensino.

A enfermeira Júlia Ishi afirma que, “a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e até à morte, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção”.

A enfermeira ainda enfatiza “vacina é trivalente, ou seja, protege dos três subtipos do vírus da gripe: o H1N1, o H3N2 e Influenza B, é contraindicada apenas para pessoas que tenham alergia relacionada a ovo de galinha e seus derivados ou em específicos casos de problemas de saúde do indivíduo”.

O diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin Camilo, lembra que “todas as 10 Unidades Básicas de Saúde da sede e do interior do município dispõem de doses e a população já pode e deve procurar pela vacina. Não esperem por um possível surto de gripe para procurar pela vacina – como ocorreu em anos anteriores. É imprescindível que as pessoas já estejam protegidas antes da propagação do vírus”.

Para receber a vacina procure o posto de saúde mais próximo e apresente carteira de vacinação e um documento oficial com foto.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //