ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Assis sedia Seminário Microrregional sobre os ODS

Sexta-feira, 04 de agosto de 2017

Visualizada 245 vezes


Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand sediou ontem, 03, o Seminário  Microrregional - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),  que faz parte do Protocolo da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU).

O evento realizado pela ITAIPU Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU), reuniu lideranças do município e também da região.

O evento contou com a participação do prefeito Marcel Micheletto,  presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). Micheletto ocupa a vice-presidência da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e representa todos os prefeitos brasileiros na Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Prefeito reeleito de Assis Chateaubriand, ele foi ainda presidente da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) e ocupa o comando da AMP pela segunda vez. Ao longo de sua vida pública, lutou por diversas causas. Entre elas, a de energias renováveis. Nesse sentido, o prefeito garantiu que a sede da Amop seja um modelo de sustentabilidade. Ainda ajudou na criação do programa Oeste em Desenvolvimento. 

Empossado recentemente pelo ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, Micheletto afirma ser uma honra fazer parte deste seleto grupo. “Para mim é uma honra porque estou na Comissão Nacional. Fui o escolhido dentre  os mais de 5.570 prefeitos do Brasil, fiquei entusiasmado por participar desta ação. Mais de 190 países estão pactuando com isso, são 17 objetivos até 2030, então todos os municípios do Brasil. Vamos ajudar a incluir dentro da gestão publica, os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável assim nós vamos conseguir que aqueles que vivem nesse território possam ter uma melhor qualidade de vida”, declarou. 

A Comissão

Composta por oito atores governamentais e oito da sociedade civil, a comissão possui a missão de internalizar, difundir e dar transparência ao processo e implementação da Agenda 2030. Entre suas atribuições destaca-se propor estratégias, sugerir novos instrumentos, políticas públicas e monitorar o seu desenvolvimento.

Agenda 2030

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias. A agenda consiste em uma declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, além de uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais e um arcabouço para o acompanhamento e revisão.

Para mais informações sobre a Agenda 2030 e os ODS, acesse www.agenda2030.org.br.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //