Quinta-feira, 10 de agosto de 2017
Última Modificação: 05/09/2017 14:27:56 | Visualizada 502 vezes
Ouvir matéria
Da Assessoria
O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), foi tema de reunião no município de Assis Chateaubriand nesta última quarta-feira, 09.
O evento organizado pela Prefeitura Municipal através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, EMATER, SEAB, ADAPAR E CSA – Conselho de Sanidade Agropecuária reuniu diversos produtores rurais no Auditório do Centro de Convenções no Paço Municipal.
O programa vem percorrendo o Paraná por estar na reta final do prazo para a adesão, que terminam no dia 29 deste mês.
Ao longo dos próximos anos, o Prosolo terá como objetivo conservar os principais patrimônios do agricultor – água e solo –, a manutenção da produtividade e das boas safras e, consequentemente, na renda do produtor. De acordo com dados da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), atualmente 30% das lavouras do Paraná registram algum processo de erosão.
Para o palestrante do evento, o secretário executivo do Programa Prosolo o Engº Agronomo, Werner Hermann Meyer Junior o Prosolo é um programa que a sociedade organizou em busca de soluções para a agricultura. “A nossa agricultura sempre muda, estamos hoje com uma produção invejável e isso também traz consequências. Desenvolvendo uma prática de solo diferente, esse programa vem para discutir e regularizar problemas que existam a fim de desenvolver estudos para favorecer nosso produtor, sendo que o foco de tudo isso é a conservação de solo e água”, finalizou.
Segundo o secretário de Agricultura, Meio ambiente, Serviços Urbanos e Obras Públicas, Juan Carlos Alves, vem sendo desempenhado um trabalho de conscientização do nosso produtor rural no município. “Vários produtores praticam o plantio direto tentando desenvolver todo o trabalho de conservação de solo, porém com o avanço tecnológico o produtor deixou um pouco de lado essa responsabilidade e preocupação com o solo. Todos os produtores do estado podem fazer o cadastro é procurar a Emater para fazer esse recadastramento. Se o produtor não tiver esse recadastramento automaticamente irá ficar bloqueado, porque vai depender de documentação do sindicato e também da EMATER para que possa vir adquirir financiamentos”, explicou.
Em nome do prefeito Marcel Micheletto, a primeira dama e secretaria de Assistência Social, Franciane Micheletto, ao lado dos representantes da câmara de Vereadores, os vereadores Odilo Denig, Cezinha Lulu, e demais autoridades, deu às boas vindas aos participantes e destacou as atividades que o município está desenvolvendo para proporcionar melhor qualidade de vida aos produtores rurais. Franciane destacou ainda sua preocupação quanto ao assunto embora o Paraná sempre esteve na vanguarda entre os estados brasileiros em ações conservacionistas.
Abertura do Natal Luz em Assis Chateaubriand atrai milhares de pessoas
Vagas de trabalho na Agência (Sine) de Assis Chateaubriand para sexta-feira dia 6 de dezembro
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.