Assis realiza dia D de vacinação Contra Meningite C e HPV

Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Última Modificação: 05/09/2017 14:28:48 | Visualizada 396 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

O município de Assis Chateaubriand, por meio da secretária de Saúde, realizará no próximo sábado (19), o dia D de vacinação contra a Meningite C e HPV nas Unidades de saúde Maria Efigênia (central), CIASP, panorama, Cristo Rei e Araçá, das 8h às 12h e das 13h30 as 17h. O foco dessa campanha é incentivar os adolescentes a tomarem a vacina contra o vírus HPV e ainda contra Meningite C. Além de que este ano a vacinação não é só para meninas, os meninos também poderão tomar a vacina. As idades para tomar a vacina do HPV são de 09 a 14 anos para meninas e de 11 a 14 anos para meninos. Já para a vacina de Meningite C, é de 13 e 14 anos para ambos. 
O vírus HPV é o codinome do papilomavírus humano, um agente infeccioso que se instala na pele ou em mucosas e tem o poder maligno de provocar infecções, verrugas genitais e cânceres – como o de colo do útero e o de pênis. A vacina detona os vírus e, por isso, ela é tão importante nessa fase da vida dos adolescentes. Existem mais de cem diferentes tipos de HPV, mas os principais são combatidos com duas doses da vacina, que estão disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 
Já a meningite C, trata-se de uma doença grave e é um dos tipos de um perigoso processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Elas são causadas por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos.

Embora o Dia D seja no próximo sábado (19), a campanha de vacinação contra HPV, meningite C, prossegue em todas as Unidades de Saúde do município.

 

O secretário de Saúde, Agnaldo Vieira, chama atenção para a importância de tomar esta vacina. “Tomar a vacina garante uma qualidade de vida aos adolescentes a longo prazo.  Estudos mostram que a vacina tem uma efetividade alta, com redução drástica no número de casos. Ela proporciona uma proteção diária contra a doença. Procure umas das UBS e vacine-se”, finalizou. 

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //