Referência 

Piscicultores e técnicos do Norte do PR realizam visita técnica em Assis Chateaubriand

Quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Última Modificação: 31/08/2017 09:38:26 | Visualizada 613 vezes


Ouvir matéria

Um grupo de piscicultores e técnicos, da região Norte do PR, dos municípios de Alvorada do Sul, Andirá, Bandeirantes, Cornélio Procópio, Itambaracá, Londrina, Nova Santa Bárbara, Ribeirão do Pinhal, Santa Mariana, São Jerônimo da Serra, Sertaneja, Siqueira Campos e Tomazina, estiveram em Assis Chateaubriand na manhã do último dia 24, para realização de visita técnica no município.

Os piscicultores e técnicos, coordenados pelo Extensionista Municipal do EMATER de Itambaracá, Miguel Cesar Antonucci, foram recebidos e acompanhados pelo Técnico em Piscicultura da Prefeitura Municipal, Gilmar Echhardt, e pelo Médico Veterinário do EMATER, Paulo Renato LicksGabana, para visita técnica a propriedades com piscicultura comercial intensiva,que fazem uso de equipamentos (aeradores, alimentadores automatizados e geradores) e realizam manejos da qualidade de água e alimentar, visto que o município é um dos maiores produtores de tilápias em tanques escavados do Paraná.

As propriedades visitadas foram dos piscicultores  Pedro Orlandini, estrada para Terra Nova (integração com a C.Vale), visita acompanhada pelo Engenheiro de Pesca da C.Vale, Diogo Yamashiro e de Claucir Jacob Boaretto, Ramal R (cooperado da COPISCES).

Hoje a piscicultura está sendo realizada em praticamente todo o estado do Paraná em sistemas de produção que abrangem desde os extensivos até os super-intensivos.  

A principal espécie cultivada é a tilápia que contribui com 91% do total de peixes produzidos, seguida das carpas que participam com 3,5% e osbagres com 0,8%. As espécies nativas compõem 4,7% da produção total.

Segundo o DERAL, em 2016, Assis Chateaubriand produziu 7.000.000 de kg de tilápia, o que totalizou um VPB de R$ 31.500.000,00. Os números atuais já são extremamente expressivos e o município ainda possui um potencial enorme de áreas com disponibilidade de água para facilmente multiplicar estes valores.

Hoje a piscicultura de Assis Chateaubriand é referencia para muitos outros estados. Na oportunidade o prefeito Marcel Micheletto colocou toda sua equipe à disposição para auxiliar e troca de informações necessárias para que o objetivo dos visitantes fosse alcançado. “Hoje oferecemos horas/máquinas para a construção de novos e recuperação e/ou manutenção dos já existentes, além da drenagem, orientação e assistência técnica in-loco e do encaminhamento do licenciamento ambiental e outorga de uso da água, isso sem contar de proporcionar as boas condições necessárias para o escoamento da produção”, lembrou o prefeito.

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //