Agentes de Endemias de Assis, Palotina e Tupassi passam por capacitação

Segunda-feira, 04 de setembro de 2017

Última Modificação: 04/09/2017 09:17:33 | Visualizada 508 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Com o objetivo de capacitar e de melhorar efetivamente o enfrentamento à dengue, zika e chikungunya, os Agentes de Endemias dos municípios de Assis Chateaubriand, Palotina e Tupãssi estarão até quarta-feira, 30, participando de uma capacitação. 

O evento, aberto na manhã desta segunda-feira, 28, é promovido pela 20ª Regional de Saúde em Toledo, através do Programa Nacional de Controle da Dengue. 

O curso foi aberto pelo prefeito Marcel Micheletto, que ao lado do Chefe da Divisão em Vigilância em Saúde Jurandir Alves de Oliveira, que na oportunidade representava a 20ª Regional, do coordenador de Controle da Dengue, Valter Baez, do secretário municipal de Saúde, Aguinaldo Vieira e do diretor de Vigilância em Saúde de Assis Chateaubriand, Fábio Fantin, agradeceu a presença de todos afirmando que o curso vai aprimorar ainda mais os conhecimentos dos agentes para as visitas e orientações que serão posteriormente repassadas à população. 

“Quero parabenizar os nossos agentes que a exemplo dos agentes dos nossos municípios que nos visitam, realizam um grande trabalho em prol da saúde das pessoas”, afirmou. 

Micheletto disse ainda que embora a situação da Dengue esteja controlada no município ela não deixa de ser uma doença que está em expansão e que tem preocupado vários estados brasileiros, principalmente a partir de agora com a chegada do verão.

Para Agnaldo Vieira, é de suma importância essa capacitação. "A capacitação vem trazer novos conhecimentos para os agentes de endemias, além do nosso pessoal temos a presença Palotina e Tupãssi. Serão três dias intensos de curso, pois estamos nos aproximando do verão e precisamos estar preparados para o combate contra o mosquito", disse.
Segundo Jurandir Alves de Oliveira, "os agentes que recebem essa capacitação com certeza estarão aptos para ajudar a população a se conscientizar. Hoje a dengue está controlada mas devemos estar sempre atentos pois Assis já foi uma cidade epidêmica, e agora são mais dois vírus, além da dengue, que o mosquito pode transmitir, chikungunya e zika, mas estaremos preparados para o combate contra o Aedes", finalizou.
Já de acordo com Valter Baez, temos que ficar sempre atentos. "Com a mudança climática, tudo volta à tona e precisamos estar preparados. Com essa capacitação podemos melhorar a abordagem e o conhecimento dos agentes. É importante que os  dezenove municípios da regional, se comuniquem para que possamos combater a doença de forma rápida e eficaz, afirmou.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //