Prazo para inclusão de idosos que recebem o BPC no Cadastro Único termina em 31 de dezembro

Segunda-feira, 04 de setembro de 2017

Última Modificação: 05/09/2017 14:29:11 | Visualizada 499 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

Idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) têm até 31 de dezembro para se inscreverem no Cadastro Único. Após este prazo, famílias que não estiverem inscritas perderão o direito de receber o benefício. 
Para fazer o cadastramento, o Responsável Familiar (RF) deve ter mais de 16 anos. Não é preciso que ele seja beneficiário direto do BPC, basta morar na mesma casa em que vive o idoso beneficiário e dividir as responsabilidades com despesas e renda. 
O Responsável Familiar deve procurar o Cadastro Único, que fica localizado junto ao CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, a família deve fazer o cadastro o mais rápido possível.

Documentação necessária
Conforme determina a Portaria Conjunta nº 1 SENARC/SNAS/2017, a concessão do benefício dependerá da prévia inscrição do interessado no Cadastro de Pessoa Física (CPF) e no Cadastro Único. 
Dessa forma, os números de CPF de todos os membros deverão ser registrados no Cadastro Único para permitir a identificação do beneficiário e de sua família no momento em que o INSS avaliar a situação do benefício. Vale lembrar que a inscrição no Cadastro Único, além de manter o BPC, permite o acesso a outros programas sociais, como a Tarifa Social de Energia Elétrica e a Carteira do idoso, entre outros.
As famílias de beneficiários do BPC já inscritas no Cadastro Único devem manter os dados atualizados sempre que houver modificações, como mudança de endereço, alteração na composição familiar, devendo comparecer uma vez ao ano para realizar a atualização junto ao Cadastro Único, ou, ainda, no prazo máximo de até dois anos. A desatualização do cadastro poderá levar à suspensão do benefício. 
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) 
O benefício garante a transferência mensal de um salário mínimo à pessoa idosa com 65 anos ou mais e à pessoa com deficiência de qualquer idade, mesmo que não tenha contribuído para a Previdência Social. 
Em ambos os casos, o cidadão que se candidata a receber o benefício deve comprovar que a renda mensal de cada integrante da família não ultrapassa ¼ do salário mínimo, sendo que o requerente deve estar incluído no Cadastro Único.
Apesar de ser executado pelo INSS, o benefício é pago com recursos do Fundo Nacional de Assistência Social e, por isso, não é necessária a contribuição previdenciária, e ainda quem é beneficiário BPC não recebe o 13° (décimo terceiro) salário.
A Secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto, alerta “Muitas pessoas confundem o BPC com a aposentadoria, então fiquem atentos, caso você ou algum familiar seja beneficiário e não receba o 13° (décimo terceiro) salário, deve obrigatoriamente realizar o cadastro único até 31 de dezembro deste ano, para manter seu beneficio”.
Para maiores informações procure o CRAS/Cadastro Único ou entre em contato através dos telefones (44)3528-7097 ou (44)3528-3340.

Lista de Idosos que precisam realizar o cadastramento:

1. ALCIDES BATISTA
2. ALIECE PERES
3. AMELIA KOZIEL POMPERMAIER
4. ANA BOARETTI DELECRODI
5. ANA RIGAMONTE SEMENSATO
6. ANTENOR PIRES DE MORAES
7. ANTONIO BENTO PIMENTEL
8. ANTONIO DE ALMEIDA SILVA
9. APARECIDA LOPES NASCIMENTO
10. ARMELINDA GIACOPINI
11. BUNIFACIO ANASTACIO NUNES
12. CANDIDA BARBOSA DOS SANTOS
13. CECILIA VILELLA
14. CLAUDILINO TRIES
15. CLOTILDES PEDRINA DA SILVA
16. ELZA ROSSI MEDEIROS
17. FRANCISCO LOPES TORRENTES
18. GILBERTO OSSUCCI NETO
19. ISABEL DA SILVA
20. JAIR APARECIDO ROCATELLI
21. JOAO MARIA PADILHA
22. JOAO MARIA PADILHA
23. JOAQUIM BENTO
24. JOAQUIM SANTOS REIS
25. JOAQUIM SANTOS REIS
26. JORGE PINHEIRO TAVARES
27. JOSE AUGUSTO RIBEIRO CAMPOS
28. JOSE BENEDITO DE OLIVEIRA
29. JOSE PATRICIO DE SANTANA
30. JOZIRO PEDRO BARBOSA
31. JULIA ZAMBEYRO DE OLIVEIRA
32. LOURIVAL FRANCISCO DE MELO
33. LUZIA JOANA DE JESUS
34. MANOEL MESSIAS DOS SANTOS
35. MARIA IZABEL DE SOUZA TROVO
36. MARIA LUCIA DOS REIS
37. MARIA MARCHIOLI DA SILVA
38. MARIA ROSA GONCALVES DA SILVA
39. MASSAYUKI NAKANO
40. MATILDE ZULLI VENANCIO
41. NELSON MARCILIANO
42. PAULO PIOVESAN
43. ROZA FEDRIGO
44. SEBASTIAO BENEDITO PAULA
45. SEBASTIAO GUALBERTO MARTINS
46. SILVIA HARTEMINK DIAS
47. SIVAL FERREIRA DE SOUZA
48. ULISSES SEBBEN
49. VALDEMAR ZEFERINO DOS SANTOS
50. VALDEVINO FRANCISCO DA SILVA
51. YASUKO NAKANO

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //