ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Secretaria de Educação homenageia ex-professores

Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Visualizada 371 vezes


Da Assessoria

 

A memória da educação paranaense conta com uma diversidade de atores, de visões e de temporalidades. Assim podemos definir o evento promovido pela secretaria Municipal de Educação na terça-feira, 12.  

Para comemorar os 70 anos da Secretaria de Estado da Educação, os 25 anos de instalação do Nucleo Regional de Educação  em Assis Chateaubriand, mais principalmente resgatar as memórias da educação no município chateaubriandense, ex-professores, merendeiras e personalidades relembraram cada um pela sua ótica momentos vivenciados ao longo destes anos.

Reunidos no auditório da secretaria, esses atores puderam se reencontrar e relembrar daquele tempo através de uma exposição por meio de fotografias antigas, documentos impressos, objetos, equipamentos, recursos de aprendizagem e nas histórias de pessoas que guardam em suas memórias e compartilham saberes da cultura das nossas escolas, um pouco dos caminhos que trilharam. 

Participaram do evento, o vice-prefeito e secretário de Assuntos Comunitários e Habitação, João Pegoraro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e da Mulher, Franciane Micheletto, a secretária de Educação e Cultura, Fátima Aparecida Sobral, a Chefe do Núcleo Regional de Educação, Marineide Azevedo Dioto, o Pastor da Igreja Luterana, Albino Nerling, a presidente da Câmara de Vereadores, Vera do Nascimento Pestana e ainda os vereadores, Francisco do Nascimento e Odilo Denig. 

Segundo a secretária de Educação, Fátima Aparecida Sobral, esse resgate mostra a identidade do município. “É extremamente importante ter a possibilidade de realizar um evento desses, um município que não tem memória não tem identidade, nós amamos o convite do Estado, nosso trabalho é registrar tudo isso para dar de exemplo para as novas gerações. Ficamos felizes de mais em ver tantas pessoas ícones da educação de Assis Chateaubriand se reencontrarem”, finalizou.

Para a secretária de Assistencia Social e da Mulher, primeira dama Franciane Micheletto, são décadas de história e que não pode simplesmente se perder ao passar dos anos. “Isso nos motiva a reconhecer aqueles que ajudaram a construir a história da Educação do nosso município e consequentemente do nosso Estado. Somos gratos a eles por essa transferência de conhecimento que resultou na formação de caráter de muitos indivíduos”, disse. 

O vice-prefeito e secretário de Assuntos Comunitários e Habitação, João Pegoraro, parabenizou os envolvidos por não deixar a nossa história se perder. “Foi um momento especial, revivemos bons momentos, é extraordinário resgatar a nossa história e que bom estarmos aqui para presenciar este momento tão importante para a comunidade escolar do nosso município e acima de tudo do nosso Estado”, afirmou.

Ex- Professores participantes:

Maria Helena Betiati Pasine

Olivia Mantovi Fracosso

Lidia Maria Casagrande

Pietra Karasaiaki

Marli Chrusciak

Adelma De Oliveira Rocha

Roneide Damiati Azevedo

Marlete Ferreira Sebastião

Sonia Maria De Matos Sala

Edna Ramos De Castro

Tereza Urbano Romanholi

Edeir Candida De Oliveira

Shigueo Kanazawa

Inez Weiller Gurzinski

Ramira Francisca Botelho

Margarida Coelho Roque

Maria Felipechuki Kaskelis

Maria Aparecida Pereira

Lurdes Nogueira Raicovitch

Aparecida De Paula Tosi

Albertina Francisco Pine

Hilga Franzener Kons

Enelcy Ferreira Alves

Amália Maria Thomé

Tereza Tomim

Leonora Aparecida Carmona

Fabricio Jacob Begosso

Dalva Mendonça

Ancila Garcia

Lourdes Rodrigues De Assis

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //