Filetto Al Catoccio

Barraca Italiana vence concurso gastronômico Expo Assis 2017 

Sexta-feira, 06 de outubro de 2017

Última Modificação: 06/10/2017 17:35:29 | Visualizada 453 vezes


Ouvir matéria

 

Aconteceu na noite de ontem, 05, o tradicional concurso gastronômico promovido pela União das Entidades Beneficentes de Assis Chateaubriand – UNEBAC -. O evento que já está em sua 10ª edição reuniu em síntese chefs, coordenadores dos restaurantes Brasileiro, Italiano, Português, Alemão, Espanhol e Japonês, rainhas da Expo Assis 2017, além de convidados e imprensa.

A difícil missão ficou por conta do corpo de jurados, formado pelo prefeito Marcel Micheletto, primeira-dama Franciane Micheletto, presidente da Câmara, Vera Lúcia do Nascimento Pestana, chef-proprietario da empresa Insane Burger and Beer Gabriel Chavone Neto e do professor Marcos Alexandre da Silveira, pois todos os pratos apresentados estavam maravilhosos, mais coube a eles experimentar e escolher o melhor prato seguindo os quesitos definidos pelos organizadores: aparência, cor, sabor, textura e odor. A cada apresentação, a organização convidava três degustadores, entre os participantes destaque para o vice-prefeito João  Aparecido Pegoraro.

Este ano a exemplo de anos anteriores os pratos foram todos à base de peixe criado em cativeiro (Tilápia, Carpa, Pacu, Bagre Africano e Pintado). A novidade nesta edição é que tradicionalmente o concurso era realizado no segundo dia da realização da Expo Assis e a partir de desta 10ª edição será realizado antes da festa a pedido das entidades participantes. 

O prato vencedor foi o prato Filetto Al Catoccio apresentado pelo Restaurante Italiano. Segundo Flávio Pires Gonçalves que apresentou o prato elaborado pelo chef  “Macarrão” aos jurados, avaliou positivamente o novo formado do concurso. “Eu achei a idéia de transferir o concurso gastronômico que antecipa o dia da festa porque facilita para nós trabalhar nos pratos e não fica aquele tumulto na apresentação. Parabéns para equipe da UNEBAC e prefeitura que resolveram fazer esse trabalho antes da Expo  e a gente confecciona esses pratos a base de peixe com muito amor e carinho para atender os anseios da UNEBAC e da Expo Assis e graças a Deus que voltou os pratos a base de peixe que é uma tradição do nosso município”

Para o presidente da Unebac, Claudiney Lúcio o concurso gastronômico é uma tradição na Expo Assis. “É um dos momentos em que as entidades e barracas se reúnem para colocar a prova as suas qualidades de chefs e cozinheiros. A Expo Assis é gastronomia e o concurso é simbologia dessa qualidade nossa. Hoje com uma perspetiva de aumento da economia pela ampliação do Programa de Piscicultura no município, proporcionamos esse atrativo e lembramos que os pratos apresentados nessa noite, poderão ser comercializados na Expo Assis”, disse.

O prefeito Marcel destacou o potencial do município na piscicultura. “Nosso município tem um enorme potencial na área de piscicultura, não só na tilápia mas também variados peixes, e nós queremos que cada dia mais nossos produtores possam diversificar e fico feliz em ver que as entidades utilizaram pratos a base de peixe. Parabéns a todos os envolvidos pelo empenho e trabalho e que nossa Expo Assis seja diferente de todas já realizadas. Assis está dando exemplo para o pais, mostrando que podemos reconstruir, quero agradecer imensamente a doação de vocês pelas nossas entidades. Que Deus possa estar abençoando a gente, que nós possamos continuar com essa energia, eu falo de boca cheia que Assis será a cidade que mais vai crescer não só no Paraná, mas também no Brasil, onde muitas pessoas vão vir para nossa cidade e viva a Expo Assis”, declarou.

 

 

 


Receita 

 

FILETTO AL CARTOCCIO

 

Filé de tilápia, cozida em envelope. Desta forma, o alimento cozinha em seu próprio vapor, mantendo a umidade, todo seu sabor e seus nutrientes, deixando – os tenros e saborosos.

 

ACOMPANHAMENTOS
 

Espaguete de legumes : legumes em forma de espaguete ou ninho, salteados em azeite de baixa acidez, com temperos adequados ao mesmo.

Purê rosa Purê de batata inglesa com técnica para dar cor em tom rosa, usando purê de beterraba.

 

FINALIZAÇÃO
 

Molho pesto (manjericão e nozes)

Molho de pimentão (pimentão vermelho sem pele em purê)

Micro ervas de salsa.

Alho poró crocante (frito em azeite)

  

 

Autoria: Chef Édimo Mendonça Siqueira

Co-participação : Flávio Pires Gonçalves

Fonte: Da Assessoria

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //