Revitalização

Avenida Tupãssi ganha marco histórico

Segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Última Modificação: 11/12/2017 09:13:08 | Visualizada 718 vezes


Ouvir matéria

Da Assessoria

 

A prefeitura municipal de Assis Chateaubriand entregou a população neste domingo, 03, um Marco Histórico.  O monumento, cravado em plena Avenida Tupãssi celebra a entrega das obras da tão sonhada revitalização do espaço. O marco conta um pouco a história (em texto e fotos) da colonização e início daquela que é considerada a principal avenida do município. 

A história de Assis Chateaubriand foi iniciada em 1958 quando a Colonizadora Norte do Paraná começou desbravar a região Vale do Piquirí. Através da Lei nº 5.389 foi criado o Município de Assis Chateaubriand, no dia 20 de agosto de 1966.

 Devido ao crescimento do município e diante da necessidade da abertura de comércios para atender as necessidades básicas da população, os primeiros comerciantes começaram a se estabelecer e com isso começou a surgir os primeiros comércios de secos e molhados na Avenida Tupãssi. Mas somente, em 27 de dezembro de  1969, através da Lei nº 21/1969, foi oficializado o nome da Avenida que já constava no mapa da Colonizadora Norte do Paraná como  “Avenida Tupãssi”.

 Ela é o coração econômico e um dos referenciais urbanos de Assis Chateaubriand. Ao todo são  7,13 km. Tendo o seu início no Trevo da PR 239, estendendo-se até a Rua Rio Branco localizada no Jardim Progresso, cortando o Município de um lado ao outro.

Neste domingo,  foi entregue aos chateaubriandenses,  a Avenida Tupãssi totalmente revitalizada.  Toda essa reestruturação faz parte de um projeto que visa a valorização de uma das principais avenida da cidade.

A verba Federal foi disponibilizada por meio de emenda parlamentar do deputado Federal Moacir Micheletto, que via a necessidade da revitalização da Avenida Tupãssi. Dado a sua morte prematura, o então Senador da República, Sérgio Souza resgatou os recursos.

Ao todo, foram investidos recursos na ordem de R$ 2.965 milhões para a execução desta obra, alocados junto ao Ministério da Cidade. Para a conclusão da mesma, foram necessários ainda outros R$ 494,352 mil de contrapartida do município.

Para o presidente da Associação Comercial, Agropecuária e Industrial de Assis Chateaubriand, Paulo Dias de Lima, o comércio só ganhou com a revitalização. “Para nós da ACIAC é uma alegria imens a ver a avenida hoje está bonita, com certeza isso só vem a acrescentar para a economia do município e do comércio, as empresas vão vender muito mais. Hoje eu estava pensando que algum tempo atrás nosso deputado dizia que Assis era o maior shopping aberto da região, hoje a gente vê que se concretizou com o seu filho Marcel fazendo a revitalização da avenida, agora só cabe a nós receber bem os visitantes passando uma boa imagem para que a cidade cresça cada vez mais, então muito obrigado Marcel por tudo o que está fazendo por nosso comércio”, disse. 

Vera Lúcia do Nascimento Pestana, presidente da Câmara afirmou que a revitalização deixou a cidade muito mais bonita. “É um grande momento para gente ver essa nova avenida maravilhosa. Meus agradecimentos ao nosso prefeito que esta fazendo um trabalho excelente. Vemos os bancos limpos, a avenida bonita, só tenho a agradecer por cuidar da nossa cidade com toda dedicação. Esse é um marco é bem importante para nossa cidade”, declarou. 

Emocionado, o  prefeito Marcel Micheletto afirmou que o dia era de muita emoção, em especial para ele, pois gostaria muito que seu pai Moacir Micheletto estive fisicamente ao seu lado para inaugurar a obra que ele sonhou. “O que me conforta é que espiritualmente ele está comigo, e cuidando lá de cima de todos nós, por isso não posso deixar de lembrar do meu saudoso pai, que em conversa com o então presidente da ACIAC, Agnaldo Vieira que hoje é nosso secretário de saúde, sonhou com esta obra, pois ele tinha uma vontade imensa de mudar a cidade, deixando-a mais moderna, ainda mais bonita. Quero fazer um agradecimento especial ao senador Sérgio Souza que após a morte do meu pai, resgatou esse recurso para que a obra fosse executada”, destacou  

Micheletto agradeceu a paciência da classe empresarial que soube esperar.  “Agradeço imensamente a participação de todos, quero agradecer aos empresários que souberam esperar e contribuir na revitalização. Quero agradecer imensamente nossos vereadores, meu vice-prefeito Pegoraro, grande parceiro e amigo. Esse é um legado que estamos deixando ao nosso município, enfim, um dia de muita emoção para mim e para nossa cidade, um marco histórico para aqueles que amam nossa cidade”, finalizou.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //