Campanha nacional de vacinação contra a influenza

Terça-feira, 17 de abril de 2018

Última Modificação: 11/05/2018 14:35:54 | Visualizada 415 vezes

A meta em Assis Chateaubriand é vacinar 11.987 pessoas a partir desta segunda-feira


Ouvir matéria

 

A campanha nacional de vacinação contra a influenza começa nesta segunda-feira (23). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (18) pelo Ministério da Saúde. Em Assis Chateaubriand não será diferente e a meta é vacinar 11.987 pessoas,  que fazem parte do grupo considerado "mais suscetível" ao agravamento de doenças respiratórias. Todas as unidades do municipio estarão abertas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém contaminadas por secreções pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre. Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.

Os grupos de risco para apresentar complicações da influenza são os que têm direito a vacinação.

 

Público-alvo é:

Indivíduos com 60 anos ou mais;

Crianças de 6 meses ate 4 anos 11 meses e 29 dias;

Gestantes;

Puérperas;

Trabalhadores de saúde;

Professores portando declaração da escola que trabalham, rede publica e privada.

Indígenas;

Portadores de doenças crônicas (comorbidades) inclusa na lista do ministério da saúde;

Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Vacina é inativada e não causa gripe; é trivalente ou seja protege contra H1H1, H3N2 e Influenza B. Deve-se levar cartão de vacina.

 

PREVENÇÃO

            Para evitar a gripe ou a sua transmissão também deve-se fazer uso de medidas preventivas como: higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar; depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimãos, bancos, maçanetas etc.).  Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, ingestão de líquidos e atividade física. Pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, abstendo-se de suas atividades de trabalho, estudo, sociais ou aglomerações e ambientes coletivos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //