ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Prefeitura de Assis auxilia famílias prejudicadas por temporal

Sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Visualizada 476 vezes


O forte temporal ocorrido na manhã de quinta-feira (20), além do susto, trouxe prejuízos a muitos moradores de Assis Chateaubriand. Visando auxiliar as famílias que mais precisam de ajuda, por determinação do prefeito João Aparecido Pegoraro, a Prefeitura Municipal está realizando uma força-tarefa pelos bairros onde houve mais destruição e que residem famílias de baixo poder aquisitivo.

 

O vento forte com chuva provocou o destelhamento de aproximadamente 150 casas em locais como Jardim Progresso, conjuntos Alvorada, Bela Vista, João Mota e Felipe Passoni, entre outros, conforme levantamento feito pela Defesa Civil em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e da Mulher. Em poucas unidades, a destruição da cobertura foi total, mas a grande maioria teve danos parciais. Independentemente do quadro, muitas casas tiveram o interior molhado pela chuva, danificando móveis, roupas e alimentos.

 

Para ajudar a essas pessoas, a Prefeitura está distribuindo colchões, cobertores, roupas e alimentos, e fazendo o cadastro de todas que precisam de auxílio para compra de telhas de amianto e de barro para consertarem a cobertura das casas.

 

“Nossas equipes estão desde as primeiras horas pós-temporal fazendo visitas e atendendo quem realmente precisa. Também queremos agradecer a todas as pessoas que fizeram doações”, declara a secretária de Assistência Social, Franciane Micheletto.

 

Segundo ela, o Município está dando toda atenção às famílias, mas nenhuma precisou de abrigo. Elas optaram por ficar dentro de seus lares, mesmo de forma improvisada, após terem recebido ajuda com colchões, lonas e cobertores. Já nos casos mais graves/urgentes, os moradores preferiram ficar alojados em casas de familiares ou amigos.

 

“Nossos servidores estão visitando residência por residência para verificar pessoalmente a real necessidade de cada morador e distribuindo os donativos. Nesse momento difícil, nosso Governo está comprometido em ajudar quem realmente precisa”, afirma o prefeito, João Aparecido Pegoraro.

 

Decreto de emergência

 

Quanto ao decreto de emergência, isso não deve acontecer. “Com todos os dados que nós conseguimos levantar, não é possível ser decretado o estado de emergência. Assim, a Prefeitura irá arcar com todos os prejuízos e auxílio às pessoas”, explica Franciane.

 

De acordo com a secretária, a Defesa Civil do Estado informou que, para tal medida, seria necessário que os prejuízos totais chegassem a 3% do orçamento do Município – o que não será alcançado.

 

Balanço dos prejuízos

 

Conforme o levantamento, numa parcial apresentada na tarde desta sexta-feira (21) pela Secretaria de Assistência Social com números das consequências que o temporal trouxe, dentro das notificações feitas pelo poder público, ao todo, já foram cadastradas mais de 100 famílias. Para ajudá-las, o Município já agiliza nova licitação para compra de mais de 2.500 telhas.

 

Além disso, a Secretaria de Assistência Social continua recebendo doações de donativos, especialmente de colchões. Para colaborar, basta ligar no telefone 3528-2889 ou ir pessoalmente no setor.

 

Limpeza pelo município

 

Os ventos registrados na quinta-feira começaram por volta das 5h30 e tiveram quase uma hora de duração em Assis – suficiente para causar muita sujeira pela cidade. De imediato, logo que as condições climáticas melhoraram, equipes da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras foram acionadas para um arrastão de limpeza de galhos. Com a força do vento, dezenas de árvores foram arrancadas pela raiz.

 

“Queremos agradecer à dedicação dos nossos servidores, que estão fazendo um trabalho brilhante para desobstrução das vias públicas”, salienta o secretário da pasta, José Vieira Neto.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //