Programa de combate ao tabagismo de Assis abre novo grupo

Sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Última Modificação: 23/11/2018 14:28:02 | Visualizada 884 vezes


Ouvir matéria

A Secretaria Municipal de Saúde de Assis Chateaubriand vem dando sequencia ao Programa de Combate ao Tabagismo, com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil.

 

No dia 18 de setembro, foi aberto um novo grupo com 20 pacientes que se reúnem em sete sessões, sendo quatro semanais, duas quinzenais e uma mensal, na Unidade de Saúde Maria Efigênia. A turma é conduzida por oito profissionais, sendo: médico Angelo Vicente Torre, enfermeira Marilene da Silva, farmacêutico Rafael da Rocha, psicóloga Vera Lúcia Perin, nutricionista Luzia Vieira, odontóloga Marta Costódio e agentes comunitárias de saúde Adriana Melli e Inês Kray.

 

A abordagem aos participantes é comportamental e cognitiva, além da medicação prevista pelo Ministério da Saúde, de acordo com a prescrição do médico que acompanha o grupo.

 

Dentro das dinâmicas há ações que incentivam também a adoção de práticas e hábitos saudáveis, haja vista a importância do comprometimento do paciente em ir aos encontros. Após o término das sessões e conforme a necessidade do paciente, o programa encaminha para outros serviços e programas da rede pública de saúde.

 

“Os resultados desse programa são animadores. Evidenciamos que 70% dos pacientes abandonaram o fumo após passarem pelo grupo de combate ao tabagismo. É um índice muito satisfatório. Com esse indicador positivo, estamos abrindo outros grupos para que mais pacientes possam ter a possibilidade de enfrentar e vencer o vício do fumo”, diz o secretário municipal de Saúde, Agnaldo Vieira.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //