ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Mutirão de orientação sobre recicláveis acontece neste sábado

Sexta-feira, 26 de abril de 2019

Visualizada 450 vezes


Acontece neste sábado (27), em Assis Chateaubriand, um mutirão de educação ambiental organizado pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Itaipu Binacional. A ação tem por objetivo orientar a população sobre a correta separação de recicláveis.

 

A partir das 7h30, servidores municipais e colaboradores percorrerão todos os bairros da cidade, passando de residência a residência, para distribuição de 20 mil sacos de ráfia e 16 mil folders informativos e imãs de geladeira que indicam as datas da recolha de lixo e da coleta exclusiva de reciclados. Além disso, será dada uma rápida orientação sobre como realizar a correta separação de resíduos e a importância que todos tem nesse processo.

 

O Município explica que os colaboradores não adentrarão aos quintais, bastando apenas que os moradores os atendam para que seja feita a entrega dos kits.

 

Os sacos de ráfia de 100 litros deverão ser usados permanentemente por cada morador. Eles servirão para o armazenamento semanal dos produtos recicláveis descartados nas residências e colocados em frente aos imóveis para que os agentes ambientais façam a coleta no dia programado em cada bairro.

 

A recolha é feita de segunda a sexta-feira pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR), conforme o cronograma elaborado pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, que contempla todas as regiões da cidade e comunidades do interior.

 

Desde 2011, a Prefeitura de Assis Chateaubriand realiza a coleta seletiva de resíduos, em parceria com a ACAMAR. Atualmente, apenas cerca de 25% dos materiais reciclados gerados no município são reaproveitados. Esse índice, considerado baixo, se deve principalmente ao fato de os moradores não fazerem a correta divisão em suas casas, separando o lixo orgânico dos produtos recicláveis.

 

Com isso, além de não colaborarem com a questão ambiental, pois o volume de resíduos descartados é expressivo, os membros da ACAMAR também sofrem prejuízos, uma vez que coletam um número reduzido de materiais para comercialização de recicláveis. Ao contrário, eles poderiam ter uma renda maior para o sustento de suas famílias.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //