ÚLTIMAS NOTÍCIAS /

Incentivo ao produtor: nascem primeiras bezerras do Programa de Inseminação Artificial

Terça-feira, 21 de maio de 2019

Visualizada 627 vezes


Prefeitura beneficia produtores com animais de boa genética

 

Produtores de Assis Chateaubriand estão sendo beneficiados pelo Governo Municipal com o Programa de Inseminação Artificial, oferecido gratuitamente àqueles que desejam aprimorar a atividade leiteira em suas propriedades rurais. Lançado em 2018, o projeto entrou em funcionamento no mês de agosto com o objetivo de levar, principalmente aos pequenos produtores, a oportunidade de melhoramento genético dos animais, com a utilização de sêmens de touros muito bem selecionados das raças Holandesa, Jersey e Gil Leiteira.

 

Nos últimos dias, após nove meses de gestação, começaram a ser colhidos os primeiros frutos desse importante serviço da Prefeitura, com o nascimento das primeiras bezerras oriundas do programa e, a partir de agora, todos os dias nascerão novos animais em diferentes propriedades. O Município trabalha com uma probabilidade inicial de prenhez em torno de 70%, com tendência de o índice ser ainda maior devido ao sucesso dos primeiros resultados.

 

Desde a sua implantação, aproximadamente 400 inseminações já foram feitas, com a média de 50 atendimentos mensais e, de acordo com o médico-veterinário Alexandre Janiaki, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a intenção é realizar 80 inseminações no mesmo período.

 

“O projeto foi planejado na gestão do ex-prefeito, hoje nosso deputado estadual, Marcel Micheletto, e estamos dando sequencia com excelentes resultados. Cada inseminação, com todo acompanhamento necessário, custaria em torno de R$ 150 para os nossos produtores. Além de oferecermos esse serviço, o principal objetivo é incentivá-los a melhorar a genética de seus animais – o que, consequentemente, dará mais rentabilidade em suas produções”, diz o prefeito, João Pegoraro.

 

O projeto de inseminação ofertado pela Prefeitura de Assis é contínuo, dando todo o suporte e respaldo a pequenos e médios produtores. Além disso, em torno de 100 produtores são atendidos com o auxílio na reprodução na propriedade, incluindo diagnóstico de gestação, infusão uterina e auxílio na retenção de placenta.

 

Os interessados em participar do Programa de Inseminação Artificial podem ligar no telefone 3528-3866 ou 9 9981-1609.

 Galeria de Fotos

 Outras Notícias

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30. CANAL DE ATENDIMENTO: Disque 156!

Última atualização do site:   //