Serviço Militar: jovens têm até dia 28 para fazer o alistamento

Sexta-feira, 14 de junho de 2019

Última Modificação: 14/06/2019 16:06:32 | Visualizada 1642 vezes


Ouvir matéria

Os jovens que completam 18 anos em 2019, nascidos em 2001, têm até o próximo dia 28 para fazer o alistamento militar. O mesmo vale para aqueles de classes anteriores que ainda não se alistaram. O prazo começou no início de janeiro e, oficialmente, termina em 30 de junho. No entanto, como a data cairá num domingo, a Junta de Serviço Militar de Assis Chateaubriand avisa que a última sexta-feira do mês será a data final para fazer o alistamento presencial, na Prefeitura.

 

Outra opção é o alistamento online, que pode ser realizado pelo site www.alistamento.eb.mil.br.

 

Em todo o Brasil, a expectativa do Ministério da Defesa é que em torno de 2 milhões de brasileiros se inscrevam para as Forças Armadas: Exército, Aeronáutica e Marinha. Em Assis Chateaubriand, os jovens são designados para o Tiro de Guerra 05-015, braço do Exército Brasileiro no município.

 

O cadastro é obrigatório para jovens do sexo masculino. De acordo com relatório da Junta Militar, mesmo estando a poucos dias do fim do prazo, até o início desta semana, apenas 170 jovens se alistaram em Assis. Com base em anos anteriores, estima-se que há em torno de 100 a 150 que ainda estão pendentes.

 

Quem não fizer o alistamento, fica impedido de efetivar matrículas em instituições de ensino mantidas pelo governo, bem como de prestar concursos e assumir funções públicas, tirar passaporte, entre outras complicações, onde exige-se o Certificado de Reservista ou o Certificado de Dispensa de Incorporação.

 

No caso das mulheres, o processo não é compulsório e elas podem ingressar nas Forças Armadas por meio de concursos públicos. Vale lembrar que pessoas com deficiência física ou mental também precisam fazer o alistamento, conforme determina a Constituição. No entanto, eles são dispensados.

 

Já os jovens aptos, serão comunicados, posteriormente, sobre a data de apresentação no Tiro de Guerra para a seleção geral, a qual definirá 40 para prestar o serviço militar, após passarem por testes físicos e psicológicos, e fazem o Juramento à Bandeira.

 

Para fazer o alistamento, é preciso levar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência e foto 3x4 recente. O atendimento na Junta Militar acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //