Assis reduz infestação do mosquito, mas mantém alerta contra dengue

Terça-feira, 09 de julho de 2019

Última Modificação: 09/07/2019 15:29:55 | Visualizada 721 vezes


Ouvir matéria

O trabalho preventivo e contínuo dos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde e a participação da população no combate à dengue trouxeram resultado satisfatório no quarto Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 em Assis Chateaubriand.

 

Finalizado na última semana, o relatório apontou redução considerável no número de infestação do mosquito, passando para 1,4% e colocando o município com status de médio risco. No levantamento anterior, feito em maio, o índice foi três vezes maior (4,1%).

 

Para realizar o novo LIRAa, entre 1º e 4 de julho, agentes de endemias vistoriaram 1.147 imóveis da cidade, sendo que 4 moradores foram multados e outros 16 notificados, ficando passíveis de também receberem o auto de infração, caso novamente sejam encontrados focos do mosquito em seus quintais no período de um ano. A multa mínima é de R$ 290.

 

Apesar de o índice geral do município ser de apenas 1,4%, em alguns bairros esse número está acima do recomendado pelo Ministério da Saúde, como são os casos do Jardim Paraná e do Plano Piloto, que apresentam 5%, seguidos do Jardim América 2 com 3,4%.

 

“É importante que a população mantenha a vigilância sobre seus quintais, pois com a dengue não se pode brincar. Hoje, a situação está razoavelmente controlada em Assis Chateaubriand, mas os cuidados precisam ser contínuos. Só assim, evitaremos uma nova epidemia, como tivemos em 2015, por exemplo”, diz o diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin.

 

Casos confirmados

 

Dentro do atual boletim epidemiológico, que vai de agosto de 2018 até julho deste ano, 44 pessoas contraíram dengue no município, mas não houve nenhum caso de agravamento da doença. Destes, 39 são autóctones e 5 importados.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //