Município celebra o Dia dos Agentes de Saúde e de Endemias

Terça-feira, 08 de outubro de 2019

Última Modificação: 08/10/2019 17:24:25 | Visualizada 868 vezes


Ouvir matéria

Com a gestão Pegoraro/Micheletto, categorias tiveram a garantia do piso salarial nacional

 

No dia 4 de outubro, foi comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e o Dia do Agente de Combate a Endemias. Como forma de valorizar o importante trabalho que esses profissionais realizam na comunidade, na manhã da última sexta-feira (4), o Governo de Assis Chateaubriand promoveu um encontro com várias atividades que culminaram num momento de celebração entre os 60 servidores públicos que exercem estas funções na Secretaria Municipal de Saúde.

 

O evento, realizado no salão social do Centro de Convivência do Idoso (CCI), contou com dinâmicas e palestra com a psicóloga Andressa Cristina Thomé, que abordou o tema “Quem é você?”.

 

Na oportunidade, o prefeito João Pegoraro destacou a importância destes funcionários. “Eu, como gestor do Município, quero parabenizar a todos que exercem as funções de agentes de saúde, pois sei que eles estão sendo fundamentais nesse processo de transformação de Assis Chateaubriand e na busca pela excelência no atendimento à população na área da saúde. De coração, obrigado a todos pela dedicação!”, agradeceu Pegoraro, ao lembrar que em sua gestão com Marcel Micheletto o Governo Municipal passou a garantir o piso nacional às duas categorias.

 

O mesmo pensamento foi ressaltado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Odilo Denig, pelo secretário de Saúde, Renato Augusto Marcon, pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Ducinéia Monteiro, e pelo diretor de Vigilância em Saúde, Fábio Fantin.

 

O Agente Comunitário de Saúde é o profissional que faz a ligação entre a comunidade e as unidades de saúde, orientando as famílias sobre os serviços disponíveis e acompanhando o tratamento médico daqueles que necessitam, entre outras funções de promoção à saúde.

 

Já o papel do Agente de Endemias é identificar condições favoráveis à existência de focos para a proliferação de enfermidades, como a dengue, por exemplo, além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos de doenças e as formas de prevenção, realizando visitas periódicas a imóveis, também atuando no controle de animais peçonhentos, como escorpiões – espécie muito comum na região oeste paranaense.

 

“Cada um com sua funcionalidade, ambos trabalhos se destacam pela proximidade com a comunidade. Atualmente, Assis conta com 35 Agentes Comunitários de Saúde e 25 Agentes de Endemias. Todos são extremamente importantes para que possamos reforçar o elo entre população e poder público”, afirmou o secretário de Saúde, Renato Marcon.

 Galeria de Fotos

 Veja Também

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 08:00 às 12:00 - 13:30 às 17:30.

Última atualização do site:   //